Bauru

Articulistas

O primeiro dos golpes

por Cesar de Castro

13/05/2022 - 05h00

134 anos atrás (isso mesmo, apenas 134 anos atrás) acontecia a "Abolição da Escravatura" no Brasil, o último país a supostamente libertar os escravos. Por que supostamente? Porque mesmo que em 13 de Maio de 1888 tenha sido assinada a carta, os escravos foram liberados de seus mais de 300 anos de trabalho sem remuneração sem ao menos receber 1 pedaço de terra para tentar iniciar sua vida de liberdade, ou seja, mesmo com essa suposta liberdade tiveram que continuar trabalhando em troca de um lugar pra dormir e um pouco de resto de comida.

Como falar em abolição sendo que semana passada em um espaço de 24 horas tivemos dois casos de racismo (que ganharam destaque na imprensa) fora os tantos outros que acontecem e são tratados como normais? Um dos casos dentro do metrô em São Paulo, onde uma mulher negra foi agredida por causa do cabelo. E o outro caso dentro da Câmara dos Vereadores de São Paulo, que no início da sessão do dia vazou um áudio de um vereador com uma frase extremamente agressiva e racista.

Se dentro de um órgão que deveria zelar pela igualdade e contra o crime de racismo ocorrem esses absurdos, como podemos falar em abolição da escravatura?

Ou seja, hoje, 13 de Maio de 2022, não se completam 134 anos de liberdade aos escravos e sim completam-se 134 anos que a Princesa Isabel deu um grande golpe e virou uma lenda no cenário nacional.

O autor é estudante de Direito.

Ler matéria completa

×