Bauru

Articulistas

Inflação chega a 12,13%

por Paulo Panossian

14/05/2022 - 05h00

Desde outubro de 2003, o Brasil, não tinha um índice inflacionário acumulado em 12 meses como este de 12,13% divulgado nesta quarta-feira. Infelizmente, o nosso País, é um raro exemplo de apresentar um desemprego de 11,1% e inflação de 12,13%. Somente em abril, a alta do IPCA foi de 1,06%! O que preocupa é que, 78,25% dos itens que compõem a cesta de produtos que mede a inflação tiveram alta.

Como dos alimentos, combustíveis, bens industriais, dos serviços, etc. Esse índice é mais que 3 vezes a meta de 3,5% estabelecida pelo BC, para 2022!

Mas Jair Bolsonaro, infelizmente, não ajuda. Só atrapalha com as crises que promove principalmente institucionais! Se o Brasil, tivesse um governo sério e desejoso de oferecer melhor qualidade de vida a população, mesmo com a pandemia, guerra na Ucrânia, não somente a atividade econômica estaria melhor (hoje quase estagnada) como também o desemprego e a própria inflação mais baixa. É verdade que o mundo está num processo de alta da inflação, porém nada parecida com a nossa.

E como desde o início de sua gestão Bolsonaro, preferiu conflitar com a Nação, agora, desesperado em busca da sua reeleição, decide zerar imposto de importação de vários produtos. Atitude meramente demagoga e paliativa, já que, pouco ou nada o consumidor vai sentir de melhora nos preços, principalmente, dos produtos básicos...

O autor é colaborador de Opinião.

Ler matéria completa

×