Bauru e grande região

 
Coluna Animal

Os benefícios da acupuntura nos pets

13/06/2020 - 07h37

Os pets, hoje, fazem parte da família e grande é a preocupação dos tutores com sua saúde e bem-estar. Um dos tratamentos disponíveis em benefício deles, é a acupuntura. Para a parte técnica do assunto, a Comissão de Defesa e Proteção Animal da OAB Bauru e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais convidaram a médica veterinária acupunturista Érika Visacre de Carvalho.

Ela nos conta que se formou em medicina veterinária na Unesp Botucatu em 2003 e, em seguida, se dedicou ao estudo da acupuntura veterinária, fazendo especialização pelo Instituto Bioethicus.

"Trabalho com acupuntura há 10 anos. Acupuntura é uma dos métodos de tratamento da medicina tradicional chinesa, que é uma medicina milenar. Consiste no agulhamento de pontos energéticos espalhados pelos meridianos do corpo para tratar as enfermidades. Na medicina veterinária, ela está sendo cada vez mais utilizada para tratar diversos distúrbios, principalmente ortopédicos. A maior procura é, sem dúvida, para o tratamento de problemas de coluna e artroses de quadril em cães, porém pode ser coadjuvante no tratamento de outras afecções como problemas hepáticos, renais e hormonais. Em gatos também pode ser utilizada, apesar de mais difícil, muitas vezes pelo temperamento desses animais. Problemas de paralisia de membros posteriores por hérnia de disco, por exemplo, podem, muitas vezes serem completamente revertidos pela acupuntura, livrando o animal de uma intervenção cirúrgica. O tempo de recuperação, nesses casos, varia de acordo com a resposta individual e com a gravidade do problema. Já nos casos de artrose de quadril ou de ombro, por exemplo, o tempo de tratamento pode ser mais prolongado e durar por toda a vida do animal, pois se tratam de patologias que progridem com o tempo. Nesses casos, podemos realizar o implante de ouro nos pontos de acupuntura, que farão um estímulo constante na tentativa de desinflamar as articulações comprometidas pela artrose. A procura por esse tipo de tratamento aumentou muito nos últimos anos, assim como outras áreas da medicina integrativa e de reabilitação como ozonioterapia. É resultado da evolução da medicina veterinária juntamente com o aumento da preocupação dos tutores com a qualidade de vida dos seus pets."

Ler matéria completa