Bauru e grande região

 
Coluna Animal

Fisioterapia para animais

Muitas terapias e tratamentos para humanos hoje são igualmente são utilizados nos animais. Um deles é a fisioterapia

04/07/2020 - 07h00

Os tutores não medem esforços visando o bem-estar de seus pets, que muitas vezes têm como filhos, tamanho o amor e dedicação.

Para esclarecer sobre a fisioterapia animal, a Comissão de Defesa e Proteção Animal da OAB Bauru e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais convidaram a médica veterinária Melissa Romano de Castro, com graduação em medicina veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia e especialização na Unip Bauru. Ela atua há 10 anos no mercado e faz diversos cursos na área da fisioterapia veterinária, buscando aprimoramento profissional.

A veterinária explica que "a fisioterapia veterinária é a especialidade da medicina veterinária que atua com terapia física e reabilitação animal". "Na verdade, atualmente, usa-se bastante o termo fisiatria veterinária, pois não somos formados em fisioterapia. Assim como o fisiatra humano, somos médicos que usamos técnicas de fisioterapia e reabilitação."

Ela esclarece que o principal benefício é a melhora da qualidade de vida do animal. "Isso inclui alívio de dores, fortalecimento muscular, retorno às suas funções normais ou o mais próximo possível delas. A reabilitação, muitas vezes, devolve ao animal a autonomia para realizar suas atividades cotidianas."

A médica atende principalmente cães e gatos e complementa que várias doenças ortopédicas e neurológicas podem afetar os animais. "As mais comuns na minha rotina clínica são patologias que afetam os joelhos (ruptura do ligamento cruzado cranial e luxação de patela), o quadril (displasia coxofemoral), a coluna vertebral (hérnia de disco) e a osteoartrose, que pode afetar uma ou mais articulações do animal".

Ler matéria completa