Bauru e grande região

Coluna Animal

Homenagem a Médica Veterinária Giselda Matos Xavier

23/01/2021 - 07h00

A Coluna Animal dessa semana vai homenagear uma grande profissional da medicina veterinária que partiu: a médica veterinária Giselda Matos Xavier.

Giselda era médica veterinária fiscal do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV SP) na região de Botucatu, atuando por 10 anos nesse cargo. Ela vinha regularmente a Bauru para participar das reuniões do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (Comupda) uma vez por mês. Sempre muito solicita e atuante, Giselda era uma das conselheiras com maior destaque e atuação dentro do Conselho.

Giselda tinha um vasto currículo na área em que atuava: graduada em medicina veterinária pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), mestre e doutora em Ciência Animal. Desenvolvia pesquisas na área de Microbiologia, iniciando-se em Microbiologia de Alimentos, estendendo-se a Microbiologia Parasitária.

Foi estagiária na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), docente na Universidade Iguaçu e coordenadora do Ensino de Ciências Naturais do município de Rio das Ostras (RJ). Há mais de um ano ela lutava contra o câncer e acabou perdendo essa árdua batalha aos 48 anos apenas, no final do ano passado.

Em nome do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal de Bauru (Comupda) e Comissão de Proteção e Defesa Animal OAB Bauru (CPDA OAB Bauru), queremos agradecer por toda a contribuição que Giselda trouxe e também manifestar nossos mais sinceros sentimentos por sua passagem tão breve.

Thaís Boonen Viotto Ferreira

Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal de Bauru (Comupda)

Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)

Email: [email protected]

Facebook: https://www.facebook.com/comupda.bauru

Ler matéria completa