Bauru e grande região

Coluna Animal

Projeto Castramor de castração de felinos em Bauru

21/02/2021 - 08h52

A Coluna Animal dessa semana, vai homenagear novamente os felinos, cujo dia internacional foi comemorado em 17 de fevereiro, comemorando-se também as 300 castrações de felinos feitas pelo projeto Castramor.

O projeto é em Bauru, de iniciativa de um grupo de protetoras de animais, Juliana Torres Gimenez, Camila Formenti Francisco Santos e Tatiane Martins, sendo o objetivo, castrar gatos que vivem em colônias (grupos de gatos nas ruas, praças, por ex) e gatos resgatados por protetores.

O projeto "Castramor", surgiu em março de 2020, diante da preocupação e necessidade de diminuir a procriação desses animais, e com isso o sofrimento e abandono, haja vista que infelizmente, não há lares para todos os bichinhos que nascem.

O projeto “Castramor” não tem abrigo para acolher animais, ele é voltado tão somente para a castração dos felinos que são animais que se reproduzem em larga escala, uma vez que a gata tem o chamado cio induzido, ou seja, ela entra em período fértil a todo momento podendo "pegar cria" uma seguida da outra. Essa procriação desenfreada é prejudicial para os próprios animais, para a saúde publica e para o meio ambiente. Para os animais porque podem começar a cruzar entre parentes e gerar filhotes doentes; para a saúde pública porque animais que se reproduzem sem qualquer tipo de controle populacional correndo o risco de trazer zoonoses e para o meio ambiente porque os felinos que não tiveram acesso a alimentação fornecida pelo ser humano acaba se tornando predador de outras espécies como pássaros.

O projeto funciona da seguinte forma: protetores de animais identificam as colônias de gatos pela cidade ou fazem o resgate e passam essa informação para o Castramor. O projeto analisa o pedido e encaminha para a lista de planejamento. O protetor de animais faz a captura do animal e se responsabiliza pelo transporte do animal até a clinica veterinária parceira.

Juliana acrescenta que "viamos o sofrimento que esses animais passam, agravado por situações como atropelamentos e envenenamentos, que são crimes de maus tratos e ficamos pensamos em como ajudar", surgiu então o Castramor.

O crime de Maus tratos contra cães e gatos, está previsto na Lei Federal 14.064 promulgada em setembro de 2020, que prevê prisão para quem praticar maus tratos contra cães e gatos e a impossibilidade do autor, ter animais sob sua guarda.

Quem quiser acompanhar o projeto Castramor pode acessar a rede social Instagram em @castramor e pelo grupo de whats app, podendo inclusive havendo interesse, participar do projeto, contribuindo mensalmente, a sugestão é de R$ 20,00 reais ou uma contribuição pontual. Interessados entrem em contato pelo direct ou pagina do Instagram.

Thais Boonen Viotto Ferreira

Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e Comissao de Proteçao e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru).

Email: [email protected]

Ler matéria completa