Bauru

Coluna Animal

2 anos do Projeto Eco Patinhas

10/07/2021 - 05h00

A Coluna Animal dessa semana vai abordar o projeto de três amigas apaixonadas por pets e pela questão ambiental, que buscavam fazer algo pelos animais e pelo meio ambiente em Bauru e que a cada dia ganha novas parcerias de peso. O Projeto Eco Patinhas (@projetoecopatinhasbauru) arrecada tampinhas plásticas para que, através da venda delas, a renda seja revertida para castrações de cães e gatos de protetores de animais e pessoas em situação de vulnerabilidade social e também custeio de tratamento veterinário.

A ideia de arrecadar tampinhas surgiu em uma viagem de uma das coordenadoras do projeto e idealizadora, Fabiana de Andrade Campos Gonzalez, ao Rio Grande do Sul, que conheceu um projeto que arrecadava tampinhas para reverter em uma causa social. Assim que chegou a Bauru, conversou com duas amigas que, imediatamente, abraçaram a ideia, e em 2019, surgiu o projeto Eco patinhas. O projeto Eco patinhas não possui abrigo e por isso não recolhe animais.

Ao lado de Fabiana, estão Maria Lúcia Matheus Contrera Damasceno e Graziele Aparecida de Godoy Justina, que são as coordenadoras do projeto, que já conta com mais de 170 pontos de arrecadação em Bauru, 37 voluntários que fazem a coleta e separação dos recicláveis, que totaliza uma média de duas toneladas e meia de tampinhas de plástico que são vendidas uma vez por mês. Para saber qual o ponto de arrecadação de tampinhas mais próximo de você clique no link: HTTPS://bit.ly/2Lel5TI

O projeto Eco Patinhas também faz campanhas da arrecadação de ração, caminhas, cobertores, produtos de limpeza para ajudar protetores de animais em situação de vulnerabilidade social.

Além disso, tem também a venda de rifas e outros produtos para ajudar a custear alguns animais resgatados. Uma das coordenadoras ressalta que o projeto não consegue atender todas as demandas da causa animal, mas que está sempre em busca de novas soluções para ajudar ainda mais os animais.

O Hospital de Base de Bauru, através da Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com o apoio da OAB Bauru, e as comissões de Proteção e Defesa Animal (CPDA OAB Bauru) e Comissão de Filantropia da OAB Bauru, lançou uma campanha no dia 18 de junho para mobilizar os colaboradores do hospital e toda a comunidade para juntar tampinhas, o 'Tampets Solidário '.

Segundo Aristides Sebastião Júnior, idealizador do 'Tampets Solidário', o que o impulsionou a pensar a parceria, é o fato de que "na causa da defesa animal, a legislação deve ter aplicabilidade eficácia, somos a 'fala' dos animais e o silêncio se torna criminoso diante dos maus tratos a eles".

Seja você também um colaborador desse maravilhoso projeto, arrecadando tampinhas de plástico que demorariam de 450 a 500 anos para se decompor, já que a reciclagem deste produto é considerada a mais complexa dentre os materiais.

Thaís Viotto

Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)

Email: [email protected]

Facebook: http://www.facebok.com/comupda.bauru

Ler matéria completa