Bauru

Coluna Animal

Dia do Médico Veterinário: 09 de setembro

11/09/2021 - 05h00

A Coluna Animal dessa semana vai abordar o dia de um profissional muito especial que é o Médico Veterinário, celebrado no dia 09 desse mês. A “ars veterinária”, ou seja, a arte de curar animais começou milhares de anos antes como prova a importante descoberta do Papiro de Kahoun, no Egito, em 1890. Através deste, os especialistas ficaram sabendo que a arte de curar animais teve início há 4.000 anos antes de Cristo. O referido achado arqueológico dá conta de que em tempo tão remoto, já havia métodos de sinais, diagnóstico, tratamento e prognóstico de doenças de diversas espécies animais.

O dia 09 de Setembro foi escolhido para ser o dia do Médico Veterinário no Brasil, porque foi nesse dia, por meio do Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas em 1933, criou a normatização para a atuação do médico-veterinário e para o ensino da profissão no país. O Brasil é atualmente, a nação com maior número desses profissionais em todo o mundo: são 154,9 mil, segundo números CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária). Não são à toa esses dados, uma vez que os animais mudaram de status e hoje fazem parte da família. Muitos pets ficavam somente no quintal e hoje podem entrar em casa, andar no carro da família, viajar e ate mesmo auxiliar em tratamentos em hospitais e clinicas de reabilitação e para idosos (cães terapeutas), tem status de filhos, de entes familiares.

O Médico Veterinário é o único profissional habilitado para fazer diagnósticos, prescrever medicamentos, realizar tratamentos, cirurgias e procedimentos veterinários. A pessoa que atuar nesse sentido sem a formação necessária, comete o crime de exercício ilegal da profissão, que deve ser denunciado na Central de Policia Judiciária (CPJ) ou no Ministério Publico. Alem de ser crime exercer a profissão necessária, coloca em risco a vida do animal que foi tratado por essa pessoa.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária reconhece oitenta áreas de atuação do medico veterinário, que não apenas atua no sentido de curar animais, mas também para prevenir e erradicar doenças transmissíveis dos animais para o ser humano (zoonoses). A medicina veterinária tem se especializado cada dia mais, assim como a Medicina Humana. São inúmeras as áreas de especialidade do médico veterinário clinico, seguem alguns exemplos: acupuntura, cardiologia, comportamento animal, dermatologia, endocrinologia, fisioterapia, homeopatia, nefrologia, oncologia, ortopedia, oftalmologia, odontologia, entre muitas outras. Além dos que atuam em laboratório realizando exames tais como: exames de sangue, raio x, ultrassonografia, endoscopia etc.

A Coluna Animal mais uma vez parabeniza todos os médicos veterinários pela atuação e dedicação aos seus pacientes e também aproveita para homenagear aqueles que não estão mais entre nós: Bruna Avila, Giselda Matos Xavier (CRMV Botucatu), Maria Aparecida Angerami (Dinda, Clinica Dinda), Marcelo Carlos de Almeida, entre outros.

Thaís Viotto

Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal OAB Bauru (CPDA OAB Bauru).

Email: [email protected]

http://www.facebook.com/comupda.bauru

Ler matéria completa

×