Bauru

Coluna Animal

Outubro: mês dos animais

02/10/2021 - 07h00

A Coluna Animal dessa semana vai comemorar várias datas relacionadas aos animais, no mês de outubro. Começamos pelo dia 1, dia em que é celebrado mundialmente o vegetarianismo. O vegetarianismo é, basicamente, uma alimentação de origem vegetal, que pode ser aderida por diferentes motivos, um deles é o respeito à vida dos animais.Todas as pessoas, independentemente da idade, podem ter alimentação vegetariana. Algumas personalidades famosas são vegetarianas, como os grandes pensadores Einstein, Pitágoras, Tolstói e Leonardo da Vinci, músicos, atores e esportistas, Paul Mc Cartney, Joaquim Phoenix, Lewis Hamilton, Gabriel Medina entre muitos outros.

No dia 4 de outubro, comemoramos várias datas ligadas aos animais: Dia Mundial do Animal e da Natureza, Dia dos Cães, Dia Nacional da Adoção de Animais. O objetivo de comemorar essas datas é refletir sobre o impacto do comportamento do ser humano em relação aos animais e à natureza. Infelizmente, o ser humano não está respeitando a natureza há muito tempo, e isso tem refletido no clima desértico que estamos tendo e as consequentes queimadas, a falta de umidade, seca nos mananciais, até chegar à falta de água nas torneiras de nossas casas. No dia 4 de outubro, também, comemora-se o dia de São Francisco de Assis, nascido em Assis, na Itália, não se sabe exatamente quando. Estudos estimam entre 1182 e 1183. É fundador da Ordem Franciscana e um dos principais santos da Igreja Católica, além de ser considerado o santo protetor dos animais e padroeiro da ecologia pela sua admiração e relação estreita com a natureza.

No dia 18 de outubro comemora-se o Dia da Libertação Animal, que é um marco para colocar fim nos testes em animais, feitos pelos grandes conglomerados, com requintes de crueldade e tortura. Os produtos que são testados são, geralmente, cosméticos de beleza e higiene, mas podem ser também remédios, pomadas, vacinas e até produtos de limpeza doméstica. Os testes em animais são feitos para saber as reações danosas que aquele determinado produto pode causar ao organismo. Sendo que já foi provado que além de ineficazes, não são seguros, porque o mesmo teste pode dar resultado em um animal e provocar danos nos seres humanos (remédio talidomida, medicamente para enjoo de gestantes).

No mês de outubro também comemora-se o Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. Nos animais, é a data da campanha para conscientizar tutores sobre os tipos de cânceres que podem ocorrer nos pets, que podem ter uma predisposição genética, como por exemplo o câncer de mama, que aparece com maior frequência nas cachorras e gatas não castradas, e nos cães e gatos o câncer de próstata. A cirurgia de castração é considerada método preventivo. A castração, além de evitar doenças, evita também crias indesejadas e uma superpopulação de pets e o consequente desequilíbrio do meio ambiente, assim como deixa os animais mais tranquilos, promove o bem estar animal e evita que os animais se contaminem com doenças sexualmente transmissíveis, como o TVT (tumor venéreo transmissível).

A Coluna Animal presta uma singela homenagem às mais de 50 árvores que foram derrubadas no mês passado na Praça Portugal pela Prefeitura Municipal, sem qualquer comunicação com a sociedade civil através de audiência pública. As árvores eram morada de gambás e muitas aves (maritacas, rolinhas sabiás poca) que estavam em período de pré-reprodução. A Administração Pública não mencionou a supressão dos indivíduos arbóreos (princípio jurídico da publicidade e a necessidade de transparência dos atos da administração pública) (artigo 37 Constituição Federal. “caput”). Nossos mais sinceros sentimentos pelos danos irreversíveis causados ao meio ambiente e sociedade.

Thaís Viotto

Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)

Email: [email protected]

http://www.facebook.com/comupda.bauru

Ler matéria completa

×