Bauru

Coluna Animal

50 cães no CCZ de Bauru estão à espera de um lar

14/05/2022 - 05h00

A Coluna Animal dessa semana vai abordar um assunto muito especial e de extrema importância. É a adoção de cães e gatos, que estão disponíveis no CCZ de Bauru e foram recolhidos por sofrerem maus-tratos ou abandono e, agora, estão aguardando uma família pra chamar de sua. No dia 25 de Maio comemoramos o Dia Nacional da Adoção, e nada melhor que adotar um canino e/ou um felino nesse mês para celebrar a data.

São 50 cães disponíveis para adoção, já vermifugados, vacinados e castrados. De várias cores, tamanhos e idades. A maioria dos cães disponíveis são os chamados SRD (sem raça definida), carinhosamente chamados de “vira-latas”. Os cães vira-latas são os melhores cães para adoção, porque sendo eles uma misturinha de raças, eles são mais fortes e resistentes que os animais puros, de raça definida. Sendo assim, tem menos tendencia a ter doenças típicas dos cães de raça, e consequentemente, o custo de manutenção de um animal desse é menor do que um animal de raça definida.

Com a adoção do pet, o adotante passa a ser 100% responsável pelos custos do animal, como consultas veterinárias, vacinas, vermífugos, medicamentos para combater carrapatos e pulgas, banhos (e tosa quando necessária), tratamentos veterinários, medicamentos, brinquedos, roupinhas e cobertores para usar no frio, entre outras possíveis despesas. Sendo assim, antes de adotar é importante conversar com a família para ver se todos estão de acordo, porque um animal em casa demanda gastos mensais e tempo do adotante para cuidar dele e ficar com ele algumas horas do dia, para alimentar, brincar, levar para passear ou simplesmente ficar ali ao lado do cãozinho enquanto lê um livro ou assiste a um programa na TV, os animais adoram compartilham esses momentos com os tutores também.

A adoção de pets está em alta, e a prova disso é que muitos atores, pessoas famosas, têm adotado pets ao invés de comprá-los, além de incentivar a população a fazer o mesmo, como os casal Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, Sabrina Sato, Fulvio Stefanini, Thaila Ayala, o cantor Paulo Ricardo da banda R.P.M, entre outros nomes. Quanto aos nomes internacionais, temos Angelina Jolie, Sandra Bullock, Drew Barrymore (a garota que fez o filme E.T) e George Clooney. Eles adotaram cães sem raça definida, o que é mais legal ainda na adoção.

Que tal dar um chance para um cãozinho ou um gatinho que está no CCZ de Bauru? Abra seu coração para essa experiencia que, certamente, será muito gratificante para você e para o pet. Os animais adotados demonstram muito amor e gratidão às pessoas que os adotam. Os interessados em adotar algum animal no CCZ, podem se dirigir ao local, na rua Henrique Hunzicker, Q.1 - s/n - Jardim Bom Samaritano, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Para mais informações, entre em contato pelo (14) 3103-8050 (Centro de Controle de Zoonoses).

Thaís Viotto

Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)

Ler matéria completa

×