Bauru e grande região

 
Contexto Paulista

Setor de turismo sonda os principais nichos no Estado

15/11/2020 - 15h49

O segmento de sol, praia e náutico é o mais trabalhado pelas agências de turismo no Estado de São Paulo, segundo pesquisa divulgada pela Secretaria de Turismo estadual. Na sequência, aparecem ecoturismo, aventura e rural, parques temáticos, negócios e eventos e cultural. Os resultados, segundo o órgão, demonstram o potencial a ser explorado pelo Estado, que tem praias, parques temáticos e naturais, Mata Atlântica, serras e atrativos rurais, além da liderança nas viagens de negócios e no calendário cultural.

Cobiçados

Entre os destinos mais vendidos no Estado, Ubatuba, no Litoral Norte, lidera o ranking de demanda pelos turistas, seguido por Brotas, Olímpia, Campos do Jordão, Aparecida, Serra Negra, Atibaia, capital, São Roque e Ilhabela.

Frase

“Os destinos turísticos do Estado precisarão de um olhar mais cuidadoso quanto ao aumento da demanda que estamos gerando. As vendas se darão diretamente entre o cliente e os atrativos, os hotéis e os demais serviços. Algo que já acontece, é verdade, mas que agora temos a exata dimensão do quanto” - Vinicius Lummertz, secretário estadual de Turismo.

Investimentos no Interior

* A Basf realizou projeto de digitalização no Complexo Químico de Guaratinguetá (SP) para atualizar o sistema de controle. É a maior unidade da empresa na América do Sul, com produtos que têm mais de 1.500 aplicações no mercado.]

* O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) sinalizou parceria com a Fundação Inova Prudente, de Presidente Prudente, para atuar na região. Segundo o presidente do órgão, Jefferson de Oliveira Gomes, “o Centro de Inovação é agente-chave, que tem se destacado na forma como tem articulado as diversas instituições de inovação do local e do Estado, para ampliar as ações do polo e gerar inovação e valor para as empresas e a localidade”.

* O Grupo Zaragoza, detentor da bandeira Spani Atacadista, vai inaugurar até o final do ano três unidades, em Tatuí, Itapetininga e Boituva, na região de Sorocaba.

* Com investimentos de R$ 45 milhões e geração de 420 empregos, São José do Rio Preto ganhou a quarta loja Super Muffato Damha.

Recuperação no Interior

Araçatuba, Birigui e Penápolis, no Noroeste Paulista, registraram saldo positivo entre abertura e fechamento de empresas entre julho e agosto, segundo pesquisa divulgada pela Folha da Região, da Rede APJ. A instalação de novas empresas totalizou 1.437 unidades e o fechamento, 312 unidades. É mais um sinal da recuperação das economias municipais do profundo choque adverso provocado pela crise pandêmica, comentou o professor Marco Aurélio Barbosa de Souza, autor do estudo.

No Litoral

A empresa Santos Brasil inaugurou seu segundo Centro de Distribuição no Grande ABC, em São Bernardo do Campo. Com 7.376 m² e espaço para 13.184 pallets, a nova unidade aumenta em 30% a capacidade de armazenagem. O CD Imigrantes, às margens da Rodovia dos Imigrantes, fica próximo ao CD São Bernardo.

Na Assembleia

* Projeto de lei do deputado Vinícius Camarinha (PSB) traça iniciativas de fiscalização e vigilância que o Estado deverá adotar com vistas à segurança escolar. Ele se refere a tragédias como de Suzano.

* Proposta da deputada Marta Costa (PSD) cria programa na área de saúde mental de Prevenção de Violências Autoprovocadas ou Autoinfligidas para auxiliar agentes de segurança frente ao sofrimento psíquico.

* Como forma de amenizar os impactos econômicos da Covid-19, o projeto de lei do deputado Rodrigo Moraes (DEM) concede autorização para o Executivo repassar até um salário mínimo aos guias de turismo autônomos.

* Com a aprovação de projeto de lei do deputado Conte Lopes (PP), as estradas rurais poderão ser nomeadas, receber informações relacionadas ao quilômetro de localização das propriedades, além de placas com essas sinalizações. Além disso, o nome das vias e a quilometragem dos imóveis deverão aparecer em aplicativos de localização.

* De autoria do deputado Jorge Caruso (MDB), projeto de lei impede o comércio ambulante de animais em locais públicos, com exceção daqueles ornamentais ou destinados ao consumo.

Ciência & Tecnologia

* A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciou o PIPE Invest, modalidade de apoio a startups e pequenas e médias empresas inovadoras que já tenham iniciado o desenvolvimento de processos ou produtos inovadores com grande potencial de sucesso. O objetivo é aprimorar a tecnologia e acelerar a inserção da inovação no mercado.

* Por meio de um potente feixe de luz síncrotron, pesquisadores paulistas determinaram, em três dias, a estrutura de mais de 200 cristais de duas proteínas do novo coronavírus (SARS-CoV-2). A investigação foi realizada por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos, da USP. Poderá ter útil para o desenvolvimento de um possível fármaco contra a covid-19.

E mais

* São Bernardo é a cidade escolhida para a instalação da décima unidade da rede Assaí Atacadista na região do Grande ABC. Será inaugurada até o final do ano.

* Inaugurada na capital a nova sede da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), na rua Líbero Badaró, região central da capital.

Ler matéria completa