Bauru

Contexto Paulista

Estado mantém geração de empregos em alta pelo quarto mês consecutivo

11/10/2021 - 14h59

O índice de empregos com carteira assinada voltou a crescer em todas as regiões paulistas no mês de agosto, de acordo com levantamento baseado no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Em relação ao mesmo período de 2020, os resultados acumulam expressivos aumentos na capital (385 mil), nos demais municípios da RMSP (184 mil) e nas regiões de Campinas (154 mil) e Sorocaba (49 mil).

Um terço dos empregos do país

No Estado de São Paulo como um todo, pelo quarto mês consecutivo, em agosto, houve elevação do emprego formal (0,9%) em relação ao mês anterior: acréscimo de 114 mil empregos, aumentando para 12,9 milhões o contingente de empregados no estado. De janeiro a agosto deste ano foram criados 704 mil empregos. São Paulo responde por 32% do total de empregados no país.

Na Assembleia Legislativa

* A deputada estadual Maria Lucia Amary (PSDB, base eleitoral na região de Sorocaba) apresentou projeto que obriga os condomínios residenciais e comerciais a comunicar à Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa), polícia ou Ministério Público, casos de maus-tratos a animais. "Cabe ao síndico conscientizar os funcionários do condomínio e os moradores sobre esse problema", diz a parlamentar.

* Altair Moraes (Republicanos, base eleitoral no Vale do Paraíba, Alto Tietê, ABC e Jundiaí) apresentou projeto de implantação de unidades do Centro de Referência do Álcool, Tabaco e outras drogas (Cratod) nas 15 regiões administrativas do estado. Os programas de prevenção e de tratamento e recuperação dos dependentes químicos adotados pelo poder público não têm sido suficientes para conter o avanço das drogas, lembra o deputado.

Conjuntura

Os automóveis e comerciais leves usados fecharam setembro com 980,9 mil unidades negociadas, segundo a Fenabrave. Foi o quarto melhor mês do ano para o segmento. O acumulado do ano registra 8,57 milhões desse segmento de segunda mão. Esse volume é 40,1% superior aos mesmos nove meses de 2020.

Ciência no Interior

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) patentearam um novo teste para detecção do SARS-CoV-2 na saliva. O dispositivo reúne precisão equivalente à do teste de RT-PCR, baixo custo e capacidade de analisar várias amostras ao mesmo tempo. Além de detectar a presença do vírus, o novo teste também indica a carga viral da pessoa infectada. A nova tecnologia acaba de ter seu pedido de patente registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A chegada ao mercado depende de interesse de empresas pelo licenciamento da patente e produção do dispositivo em larga escala.

Piracicaba: expansão

A CJ Brasil anunciou a expansão de sua fábrica em Piracicaba a partir de novembro, com investimento de US$ 136 milhões de dólares. Haverá geração de 553 novos postos de trabalho diretos e 350 indiretos até 2026. O anúncio da ampliação foi feito por Sang Young Bae, presidente da fábrica. Desde 2007, a unidade produz lisina, aminoácido para a nutrição animal (Jornal de Piracicaba, Rede APJ).

ABC: startup de imóveis

A EmCasa, startup voltada à compra e venda de imóveis, chegou ao Grande ABC com um escritório físico em São Bernardo do Campo. A escolha se deu não só pela proximidade geográfica com a capital, mas pelo potencial de negócios que os municípios oferecem. A meta é que ainda em 2021 chegue à marca de 1.500 apartamentos anunciados na região. (Diário do Grande ABC, Rede APJ).

Bauru: empregos

A Paschoalotto está em busca de novos talentos para a área de Operação de Telesserviços. Aproximadamente mil novas vagas foram anunciadas para Bauru e região. Atualmente, a empresa soma um time de mais de 13 mil funcionários, sendo uma das principais marcas empregadoras do Interior de São Paulo. (Jornal da Cidade, Rede APJ).

Na era dos Boeings

De olho nos mercados regionais, a Voepass Linhas Aéreas, representada pelas empresas Passaredo e MAP Linhas Aéreas, iniciou processo de inclusão em suas operações de aeronaves fabricadas pela companhia norte-americana Boeing, modelos 737- 700 NG e 737- 800 NG. A Voepass tem sede em Ribeirão Preto.

Subida no ranking

A cidade de São Paulo subiu 33 posições no Nature Index Science Cities – um suplemento do grupo Nature voltado a identificar as cidades que estão dando mais contribuições para a ciência de alto impacto no mundo. Na edição de 2020, a capital paulista ocupou a 172ª posição no ranking, composto por 200 cidades. Na edição de 2021, saltou para a 139ª colocação e é a única cidade latino-americana a figurar na lista. A cidade de Pequim, na China, lidera o ranking pelo quarto ano seguido, à frente de Nova York, Boston, San Francisco e Xangai.

Frase

“São Paulo é uma cidade que, apesar de qualquer mudança que possa ocorrer no cenário político ou econômico, sempre manteve como prioridade o investimento em ciência e tecnologia por meio da Fapesp, uma das maiores financiadoras da ciência no país, além do apoio federal”, diz Adiene Teixeira, diretora de vendas para América Latina e Caribe da editora Springer Nature.

Ler matéria completa

×