Bauru

Daniela Hueb

É primavera: saiba cuidar da sua pele nesta estação!

10/10/2021 - 05h00

A primavera já está entre nós e você deve tê-la sentido na pele antes mesmo do dia 22 de setembro, não é? Com o auwmento das temperaturas, a quantidade de água a ser ingerida já aumentou, é provável. Mas saiba que esse não é o único cuidado a ser tomado na entrada da nova estação. Por enquanto, estamos vivendo dias em que a baixa umidade do ar merece uma atenção extra, assim como o uso de protetor solar, entre outros. Para você saber mais detalhes, trouxe todas as dicas que valem ser seguidas na estação. Vamos lá?

Maior consumo de água

Certamente você já sentiu mais sede nos últimos dias, por isso é fundamental se hidratar. Muito se lê sobre o consumo de água em torno de 2 litros ao longo do dia. Mas o fundamental é que você beba o suficiente para que a urina saia sempre clarinha, e assim pode ser que seja até mais do que esses famosos dois litros.

Outro cuidado é tomar água ao longo de todo dia, portanto, esteja sempre com uma garrafinha por perto e vá completando sempre. Não espere sentir sede para tomar água — esse é outro erro bem comum. Em geral, quando sentimos sede é porque já estamos começando a desidratar.

E não se esqueça: refrigerante não substitui água, muito menos café e bebidas alcoólicas, ok? Quando falamos em dois ou mais litros de água, é água mesmo. O que você pode fazer para variar um pouco é preparar água saborizada, por exemplo, com rodelas de limão e folhas de hortelã.

A ingestão de água garante a hidratação da pele de dentro para fora, permite que você elimine facilmente as toxinas e também ajuda no funcionamento do intestino.

Atenção extra ao protetor solar

Quando entramos na primavera, os raios solares começam a ficar mais intensos do que no inverno e aí que a necessidade de atenção com o protetor solar cresce. Não importa a estação, é essencial que a gente use filtro solar nas partes da pele expostas diariamente, mas com os raios solares mais intensos, isso fica ainda mais importante.

Você pode se consultar com seu dermatologista para verificar se continua usando o mesmo filtro — pode ser interessante aumentar o grau do FPS, por exemplo, de 30 para 50. Além de usar no rosto e pescoço, aplique em todas as áreas expostas, como braços e pernas. Em geral, é necessário um filtro para o corpo e outro para o rosto. Para quem tem pele oleosa, a dica é usar um filtro com base aquosa, livre de óleo, assim a pele fica sequinha.

Também é essencial que você reaplique o filtro. Além de passar logo pela manhã, vale reaplicar no fim da manhã e no meio da tarde. Agora, se você trabalha se expondo ao sol, a dica é aplicar sempre que começar a suar, combinado?

Uso de hidratante

O uso de hidratante segue sendo necessário também em qualquer período do ano. Os hidratantes repõem a água de fora para dentro e dão mais viço à sua pele. Uma pele bem hidratada se torna mais saudável e resistente a diversos problemas, como acne e estrias, sabia?

O ideal é aplicar pela manhã e à noite no rosto, antes do protetor solar e do creme noturno. No corpo, o ideal é usar logo após o banho.

Vale dizer que o hidratante não deixa a pele mais oleosa, afinal, ele repõe a água. Para garantir uma pele sequinha, é só conversar com seu dermatologista para usar um produto livre de óleo.

Durante o banho, você pode usar sabonetes à base de glicerina vegetal, que também ajudam a nossa pele a ficar mais hidratada.

Outros cuidados gerais importantes!

* Mantenha a regularidade nas visitas ao seu dermatologista, assim você garante que está usando os produtos certos. Esse profissional também fica de olho em possíveis manchas ou pintas e na saúde da pele como um todo.

* Tome banhos rápidos (máximo de 5 minutos) com água mais morna ou fria. Isso é bom para proteger a pele e ajuda também o meio ambiente, com a atual crise hídrica.

* Sempre que possível, faça uma limpeza de pele em um profissional. Esse cuidado ajuda a retirar as impurezas da pele, fazendo com que ela fique menos oleosa ao longo do dia.

* Coma de forma equilibrada, optando por muita fruta, salada, grãos integrais e carne magras. Quanto mais vitaminas e proteínas ingeridas, melhor pra nossa pele!

Viu como é simples se cuidar durante a primavera? E dá pra começar agora mesmo!

Ler matéria completa

×