Bauru

Daniela Hueb

Cuidados para manter a pele e a saúde em dia no verão

09/01/2022 - 05h00

Mais do que usar filtro solar todo dia — cuidado que eu não canso de repetir por aqui — o verão exige uma repaginada nos nossos hábitos, afinal, estar com a pele em dia é algo que exige cuidados em diferentes níveis, como alimentação e consumo de líquidos. A hidratação, por exemplo, na época de praias e piscina, pode ficar prejudicada se você não consome água em boas quantidades, assim como nas festas de fim de ano, principalmente para quem abusa do álcool. Por isso, listei tudo o que vale a pena fazer. Acompanhe e tire suas dúvidas.

Cuidados com a alimentação

Chegou a época de optar por itens mais magros, menos frituras e muita salada. Os dias quentes são uma boa para fazer pratos mais saudáveis, afinal, dependendo da temperatura, nem é muito gostoso comer feijoada e alimentos pesados, concorda?

Se você come em casa, opte por fazer compras que tenham muitos itens de salada, como folhas verdes, cenoura, beterraba, soja, vagem, abobrinha e cia. Você pode se programar para fazer compras para uma semana, assim, não corre o risco de ter nada estragando. Além dos legumes, opte por peito de frango, peixe e cortes de boi mais magros, sempre preparando assado, grelhado ou cozido. Agora, se você come fora, pode ser um bom momento para experimentar restaurantes self-services diferentes — daqueles com um buffet enorme de saladas. Além disso, aposte nas frutas da estação, como melancia, melão, mamão e laranja, que são frutas bem ricas em água e já ajudam na hidratação.

Dica: ao montar seu prato de refeição, considere, pelo menos 50%, apenas para legumes e verduras. Carboidratos, leguminosas e proteína compõem os demais 50%, ok?

Consumo de água

Tem dias que, mesmo estando parado, a gente sua, já reparou? Isso significa que estamos perdendo ainda mais água e, como consequência, precisamos repô-la.

Eu gosto muito de lembrar que água não é sinônimo de refrigerante, nem café ou bebida alcoólica (pelo contrário!). Quando você lê que precisa de cerca de 2 litros de água, é água mesmo — ou no máximo água que vem da alimentação, como frutas mais cheias de água (melão e melancia, por exemplo).

A verdade é que a quantidade de água depende de cada um de nós, se fazemos esporte, precisa se hidratar mais, por exemplo. Por isso, não existe uma quantidade exata, mas um bom jeito de medir é avaliar pela urina — quanto mais clara, sinal de que você está bebendo o suficiente.

Também nada de esperar sentir sede: para se hidratar, esteja sempre com um copo ou garrafinha ao lado.

Cuidados com a pele

Entenda que o cuidado com a pele não é apenas passar creme. A pele, para estar em dia, precisa que sua saúde também esteja. Então, além do que já falei, é preciso:

* Evitar se expor ao sol em horários de raios intensos (das 10h às 16h).

* Usar protetor solar com FPS indicado para sua pele (quanto mais clara, maior o fator de proteção) e reaplicá-lo ao longo do dia, faça chuva ou faça sol.

* Optar por banhos rápidos com água morna ou gelada. Quanto mais quente o chuveiro, mais sua pele sofre agressão e fica desidratada. A água muito quente retira a camada de proteção da pele, deixando-a craquelada e desidratada.

* Usar sabonete com alto teor de hidratação, os à base de glicerina vegetal são uma boa pedida.

* Após o banho, não economizar no creme hidratante. A dica para escolher é optar por algum sem muita fragrância, que não seja colorido e que contenha ureia na composição.

Você também precisa estar em dia com as idas ao dermatologista. Esse profissional ajuda você a escolher os produtos mais adequados e avalia pintas e possíveis doenças de pele, sem falar que pode lhe indicar tratamentos para melhorar a elasticidade da pele.

Menos álcool

Por mais que as idas à praia e piscina peçam uma cervejinha ou caipirinha, maneire. Se beber uma dose de álcool, compense com muita água na sequência. Senão, seu corpo fica ainda mais desidratado, afinal, bebidas alcoólicas têm efeito diurético.

Outro cuidado no verão é em relação a crianças e terceira idade: elas são mais suscetíveis à desidratação. Por isso, garanta que estão tomando água, sucos e comendo muita fruta (além de estarem longe do sol!). Na dúvida, marque sempre com um dermatologista e ótimo verão!

Ler matéria completa

×