Bauru

Daniela Hueb

Dá para se cuidar junto!

12/06/2022 - 05h00

Pixabay

Hoje é Dia dos Namorados e muito provavelmente vai rolar alguma troca de presentes, não é? Pensando que todo relacionamento é sinônimo de parceria e dedicação ao outro, na coluna deste domingo escrevo para incentivar você e seu amor a se cuidarem juntos. Isso acaba resultando em muitos benefícios, como mais saúde e longevidade, melhora na autoestima — com mais confiança, o relacionamento sai ganhando bastante, parceria ainda mais afinada, menos chance de desistir dos cuidados — seja na dieta, na prática de exercícios ou nos tratamentos, quando temos uma parceria, há mais incentivo para seguir em frente. Então, com isso em mente, separei algumas dicas para vocês afinarem a parceria e os cuidados com a saúde.

Cuidar da pele significa ter hábitos essenciais de skincare, como lavar o rosto com sabonete apropriado, usar filtro solar, passar hidratante, evitar banhos com água quente e apostar em produtos hidratantes. Para usar os itens certos, vocês dois podem marcar uma consulta com um médico dermatologista juntos, assim, vocês usam o que é recomendado para cada tipo de pele. Depois, no dia a dia, vale aquela lembrança ao namorado ou namorada: “e aí, já usou o filtro solar hoje?”. Lembrar o outro de se cuidar é um sinal e tanto de amor. Além disso, com o dermatologista, vocês podem começar a fazer alguns tratamentos para trazer mais saúde à pele, como:

* Depilação a laser: para as mulheres, é possível fazer perna, buço, virilha e axila. Para eles, é possível fazer a barba, o peito, as costas... Esse tratamento ajuda a evitar a terrível foliculite, muito comum nas pessoas que usam lâmina com frequência no corpo ou rosto.

* Aplicação de Toxina Botulínica: as microinjeções de toxina botulínica no músculo servem para paralisar o movimento muscular. Essa substância impede a contração muscular, responsável pela formação da ruga. Também é indicado para casos de suor excessivo.

* Ácido poli-lático: a aplicação deste ácido faz com que se forme uma rede de sustentação com o próprio colágeno novo da pessoa.

* Ultrassom microfocado: estimular o colágeno é bom para renovar a pele, mantendo a naturalidade. Esse tratamento permite melhorar sinais de flacidez, rugas e resgatar o colágeno, trazendo efeito lift bem natural.

Olhar para a alimentação

Comer com equilíbrio é essencial para a manutenção da boa saúde, e isso independe se você está querendo ou não perder peso. Minha dica é que vocês marquem uma consulta com um nutricionista, para que o profissional dê dicas e sugira cardápios saudáveis e que se adaptem às suas rotinas. Preencher a geladeira e a despensa com alimentos mais saudáveis é o melhor caminho. E vocês também podem combinar os dias em que merecem sair da dieta. Por exemplo, definir um dia da semana para isso, em vez de sair sempre para comer fora.

Academia ou esporte

Eu canso de ver pessoas que abandonam a rotina de exercício porque falta uma companhia. Então, que tal usar seu amor com essa missão? Juntos, vocês podem contratar um personal trainer, matricularem-se numa academia ou praticarem algum esporte. Também é interessante estipular metas alcançáveis nesse começo: aumentar um pouco a velocidade da corrida, fazer uma caminhada mais longa ou acrescentar alguns minutos extras de atividade. Mas não se esqueça: começar qualquer tipo de atividade pede que um professor auxilie para evitar lesões. Se estiverem há muito tempo no sedentarismo, vale fazer um check-up também!

Saúde mental

Cuidar do corpo também ajuda no processo de ter mais saúde mental, mas ainda é interessante deixar espaço para atividades que deem prazer — um dia pra namorar, pra ficarem jogados no sofá vendo televisão ou mesmo ir mais além e se consultar com um psicólogo. Se a pandemia nos ensinou algo (apesar de todos os pesares) é o quanto é importante a gente estar bem consigo mesmo para enfrentar aquilo que não podemos mudar. Por isso, vale o incentivo duplo para cuidar de si e do seu parceiro de forma plena. Vamos nessa?

 

Ler matéria completa

×