Bauru e grande região

José Milagre

Sobe e desce dos bitcoins: a volatilidade das criptomoedas

25/04/2021 - 05h00

Semana passada, abordamos o tema da alta das criptomoedas, porém, fechamos esta semana com uma queda de quase 30% do valor do bitcoin em cerca de 24h. Após várias notícias infundadas sobre "o fim do bitcoin" e notícias sobre a venda de grades volumes da moeda, a queda se acentuou. É muito importante relembrar que ao longo dos últimos anos muitas notícias especularam o fim do bitcoin, mas ele segue forte e com valores altos. Portanto, se você tem investido ou pensa em investir em criptomoedas, é importante ter a consciência de sua alta volatilidade e de que os valores podem variar drasticamente dentro de poucas horas, fator que não necessariamente indica que a moeda chegou ao fim!

Nova tributação das criptomoedas

Especula-se também que que a reforma tributária apresentada nesta semana pelo presidente norte-americano, Joe Biden, tenha influenciado na queda do bitcoin, que ficou por um período abaixo dos U$$ 50 mil com o anúncio do novo plano de tributação. O "Made in America Tax Plan" aumentará impostos sobre o ganho de capital, com taxa que pode chegar até 39,6% para cidadãos com ganhos acima de US$ 1 milhão

Golpe utilizando o Oscar 2021

A empresa de softwares e segurança digital Kaspersky anunciou nesta semana um possível golpe digital que poderá acontecer de forma online, neste domingo (25). Segundo a empresa, existem sites de streaming de vídeo no ar que prometem disponibilizar o vídeo da grande premiação. Na expectativa de conseguir acesso gratuito aos filmes, o usuário entra na página e após poucos minutos do filme ou do streaming, a página lhe pede para efetuar o login com o número do cartão de crédito para continuar assistindo. E é aí que mora o perigo. Como ressaltamos muitas vezes ao longo das semanas, é muito importante que o usuário tenha cautela e atenção em quais aplicativos, páginas e lojas digitais está cadastrando o seu cartão de crédito, uma vez que, caso o site não seja seguro, o risco de ter seus dados e dinheiro roubados sem a chance de recuperação é muito alta. No caso do golpe do Oscar, as pessoas que se submeterem a realização do cadastro não só teriam seu dinheiro roubado, mas também não teriam mais acesso nenhum a streaming. Os especialistas da Kaspersky também analisaram arquivos disponíveis para download com contendo supostamente ligados aos principais indicados para a categoria de melhor filme e muito desses arquivos estavam infectados com malwares diversos. Portanto, fique alerta e não faça o download de arquivos desconhecidos!

Golpes envolvendo bitcoins aumentam em 2021

Com a popularização das criptomoedas cresceram também os golpes cibernéticos. De acordo com o Whale Alert, um serviço de rastreio de grandes transações em criptomoedas, 2021 pode ser o ano com maior número de vitimas de golpes com criptomoedades de toda a história. Em 2021, foram registradas 10,5 mil vítimas de fraudes com criptomoedas. Para a empresa, o crescimento pode estar ligado à ampliação do mercado de criptomoedas. Alguns cuidados de segurança para lidar com as criptomoedas: a) tenha um e-mail alternativo e exclusivo para lidar com suas criptomoedas, não vinculando a conta com e-mail pessoal e usado para outras mensagens; b) Armazene os bitcoins de forma distribuída em duas ou mais carteiras; c) Não deixe bitcoins nas Exchanges; d) Faça backups regulares da sua carteira e encripte a mesma, o que permite recuperar a conta mesmo com o celular roubado ou problemas com equipamentos; e) Mantenha o sistema da carteira sempre atualizado, evitando que versões antigas com bugs sejam exploradas; f) Não divulgue em grupos públicos ou fóruns que você é um investidor de crypto. Isso pode chamar a atenção de um criminoso cibernético, interessado em furtar suas criptos.

Envie sua opinião: [email protected]

Ler matéria completa