Bauru e grande região

 
Kleber Santos

Três lições para aprender com os ambulantes

28/06/2020 - 05h00

Estratégias simples de vendas são geralmente as mais eficazes. Essa é a principal lição que os vendedores ambulantes nos ensinam. Se você observar bem, verá que eles fazem exatamente o que todos os empresários e profissionais de vendas são instruídos a fazer, a única diferença é que não precisam de treinamento, cursos sofisticados ou best-sellers populares. Tudo vem naturalmente como uma arte de sobrevivência.

Separei alguns princípios que, incorporados a sua estratégia de vendas, o tornarão tão bem-sucedido na comunicação quanto o ambulante mais popular do mercado.

SAIA DO LUGAR-COMUM

Para começar, seja memorável. Os argumentos que os ambulantes usam – alguns até bizarros – chamam a atenção do cliente, que se sente atraído para ver o produto. Isso significa que você deve ser criativo. Não tenha medo de ser diferente, mesmo que pareça arriscado. Sair do lugar-comum vai valer a pena.

FAÇA BARULHO

Se você é do interior, provavelmente se lembra das peruas Kombi passando na rua com seus alto-falantes convidando a “distinta freguesia” para comprar as “pamonhas, pamonhas de Piracicaba, o verdadeiro creme do milho”. Era chato? Às vezes, sim. Mas todos ficavam sabendo, e a conscientização é essencial para qualquer pessoa se tornar um cliente.

Claro que você não precisa mais da Kombi e do alto-falante. As novas ferramentas de comunicação multimídia fazem esse papel com eficiência.

VÁ PARA ONDE SEUS CLIENTES JÁ ESTÃO

Os vendedores de rua não erram o ponto de venda. Eles sabem onde encontrar os clientes; seja numa rua bem movimentada ou num cruzamento com semáforos, eles estão sempre bem posicionados.

Você pode usar esse mesmo princípio em seu negócio – on-line e off-line. Hoje os veículos de comunicação digitais e impressos oferecem ampla segmentação. Descubra onde está o seu público-alvo e esteja lá.

O importante é sempre usar a criatividade, combinar estratégias e simplificar.

Se precisar de ajuda, procure um profissional de marketing e comunicação para montar o plano mais adequada para o seu negócio. Quando os bons resultados aparecerem, você vai descobrir porque a “propaganda é a alma do negócio”, segredo descoberto e colocado em prática há muitos anos pelos ambulantes mais destacados do mercado.

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