Bauru e grande região

Kleber Santos

Nostalgia na publicidade. O que é?

05/04/2021 - 18h53

Se somos adolescentes, ou se já estamos com os cabelos brancos, não importa. Todos nós temos lembranças acumuladas no cérebro. Algumas ruins, claro, mas também muitas superdivertidas. Duvido que você não se recorde de alguma brincadeira de infância, de jogos eletrônicos como Nintendo ou Playstation, da música que embalou momentos inesquecíveis, e da comida gostosa preparada por alguém da família. Esse saudosismo detém uma força gigantesca sobre nós. Uma pesquisa coordenada pelo Dr. Constantine Sedikides, da Universidade inglesa de Southampton, descobriu que a nostalgia combate a solidão e a ansiedade e traz uma ótima sensação de bem-estar.

Descobertas como essa estimularam o surgimento do marketing da nostalgia, que empresas do mundo todo estão utilizando nesse período de pandemia.

Âmbito emocional

Mas como funciona na prática? O marketing da nostalgia usa temas e coisas do passado – nas embalagens e publicidade, entre outros – para se conectar com o público atual em um âmbito emocional poderoso. Como as pessoas se sentem tristes com a perda de amigos e parentes e com muito medo de ser a próxima vítima da Covid, naturalmente estão com o estresse alto. Reconectar-se com o passado por meio de produtos que as farão reviver momentos felizes é uma forma de lidar com a ansiedade causada pela pandemia e, inclusive, diminuí-la.

Efeito Pokémon

A indústria de videogames Nintendo é uma das que utilizam o marketing de nostalgia com sucesso. Sabendo que a geração do milênio cresceu jogando em consoles feitos por ela, a empresa foi rápida em aderir à estratégia, criando uma versão mini do seu NES com 30 jogos. De acordo com o presidente da empresa, o lançamento do NES em miniatura atendeu aos desejos nostálgicos das pessoas e, ao mesmo tempo, fez com que revivessem os motivos pelos quais eram apaixonadas pela Nintendo. Marcas como Playstation, Nike, Coca e Pepsi também vêm trabalhando com o marketing “retrô”. Tempos atrás, a febre do Pokémon com realidade aumentada comprovou a eficiência do marketing da nostalgia.

Oportunidade para todos

Você pode estar se perguntando se a sua empresa se encaixa nesse tipo de marketing. A resposta, para a maioria das empresas, é sim, sejam elas pequenas, médias ou grandes. A única recomendação é que, por trás da campanha, você tenha pelo menos um motivo forte. Pode ser a volta de um produto ou serviço descontinuado no passado, a reformulação da marca, a comemoração do aniversário da empresa, entre outras oportunidades que podem surgir com a sua imaginação.

Quanto mais consistente você for, mais sucesso terá em associar sua marca às memórias favoritas do seu cliente.

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