Bauru e grande região

Lisia Vargas

Passo a passo da organização do closet

28/02/2021 - 03h00

JuRehder

Organização de Closet

Seguindo o nosso o programa de organização do closet que venho desenvolvendo há duas quinzenas, hoje eu vou passar o passo a passo completo.

3 1- DESCARTE E OU DESAPEGO:

Identifique tudo o que não é mais usado: peças velhas, peças que não são usadas há um bom tempo, peças fora do manequim...

Categorize-as em três grupos:

* Conserto: tudo aquilo que pode ser aproveitado e necessita de algum reparo.

* Doação: todas as peças que não são mais utilizadas e que podem ser reaproveitadas por outra pessoa. Roupas que já estão fora do manequim, ou que comprou por impulso e não usa...

* Lixo: todas as peças que não tenham mais condição de uso.

3 2- ESVAZIE E LIMPE: cada espaço que será organizado, um de cada vez. Passe um pano úmido com álcool e, se necessário, utilize protetores anti mofo. Podem ser bolas de cedro, saquinhos com giz de lousa ou anti mofo industrializados.

3 3 - Organize as gavetas - se possível uma gaveta para cada categoria de roupas.

Categorize as peças em: íntimas, praia e piscina, pijamas, fitness, lenços e meias, shorts e bermudas, camisetas… Cada uma desses tipos de roupa ainda terá a suas sub categorias. Por exemplo, gaveta fitness: top, camiseta, short, legging, bermuda...

3 4- Organize as prateleiras - categorize por tipos de peças: bolsas, malhas e moletom, peças de linha, casacos de lã...

3 5- Padronize e organize os cabides - agrupe peças semelhantes, calças, saias, vestidos, camisas, casacos, ternos, blazers. Todas as peças devem estar virados para o mesmo lado, em sequência de comprimentos e tamanhos de mangas. E claro acompanhando a paleta de cores.

3 6 - Organize os calçados - na sapateira, ordene os pares com um pé atrás do outro, assim você terá a visão de todos os sapatos que você possui. Se necessário guardá-los na prateleira, utilize caixas plásticas transparentes com respiro.

Para cada uma dessas etapas leve sempre em consideração que todas as peças devem ser dispostas sempre utilizando a paleta de cores e levando em consideração a frequência de uso.

Nos maleiros podemos acomodar as malas de viagem mais usáveis, roupas da estação anterior, acessórios para viagem, assim como caixas com lembranças, recordações, coleções…

Todos os espaços ou nichos do closet devem ser identificados para uma melhor visualização e facilidade na hora da busca. E assim manter a organização!

Está ficando mais fácil, não é?

E aí, vamos lá?

Na próxima quinzena falaremos aqui na coluna sobre as prateleiras!

Abraço! Até lá!

Ler matéria completa