Bauru

Lisia Vargas

Rotina x hábito

20/06/2021 - 05h00

JuRehder

Rotina em Hábito

Hoje vamos falar um pouquinho de conceitos, sobre a diferença entre rotina e hábitos. Você pode pensar que as duas coisas são semelhantes, porém tem uma diferença fundamental. Rotina é a criação de ações planejadas: pensamos, planejamos e executamos. São costumes, rituais. Já o hábito são as ações automáticas, que já se tornaram um ciclo (veja ao lado):

GATILHO > COMPORTAMENTO > RECOMPENSA

Então se você consegue que algumas rotinas desejadas e planejadas se tornem hábito, pronto!

Por que estou falando sobre isso hoje? Porque para termos uma rotina organizada, devemos criar soluções que se tornem hábito. Muitas vezes não é fácil, principalmente se você não é organizado(a) por natureza. Mas com um pouquinho de disciplina você conseguirá, e verá que a recompensa é muito satisfatória.

Então como já disse antes, algumas colunas atrás, quando falei sobre organização pessoal, se você se disciplinar, criar listas de tarefas, de afazeres, de mercado… Com certeza, conseguirá se organizar.

Já ouviu falar do método "Bullet Journal"? É um método analógico em plena era digital. Isso mesmo! Você só precisa de papel e caneta para criar o seu, totalmente personalizado!!!

Se você gosta de artesanato você mesmo pode criar o seu, se não, basta comprar um caderno ou uma agenda.

Ele consiste em listas rápidas e diretas. Deve conter quantas listas forem importantes pra você, que satisfaçam todas as suas metas, desejos, sonhos e claro seus deveres... rs. Como: Calendário anual, Metas do ano, Roda da Vida, Aniversários, Datas importantes, Finanças Pessoais, Finanças Empresariais, Despesas da casa, Cardápio, Livros, Séries e Filmes... enfim, o que for fundamental para você.

Através delas recordamos o passado, organizamos o presente e planejamos o futuro. Utilize cores para identificá-las, o nosso cérebro responde muito bem à esse truque!

O segredo é estar com seu "Bujo", como o criador, Ryder Caroll o denominou, sempre à mão! Levá-lo onde você for.

Em plena era informatizada, o "bujo" nada mais é do que a antiga agenda, mas que contenha tudo que faz parte da sua vida, inclusive seus sonhos! O segredo são as listas objetivas, para direcionar o nosso dia, nossa semana, mês e ano.

E qual a principal vantagem? Ganhamos tempo, a moeda mais preciosa que existe no mundo atual. Quem de nós hoje não precisa de mais tempo? Todos!!! Vamos tratar de uitlizá-lo de forma inteligente, gerenciando nossas ações para termos uma vida bem mais tranquila e feliz!

Então vamos lá, mãos à obra, cada um começando a construir o seu "Bujo"!

Se você gosta desse assunto, segue duas dicas de leitura:

l O Poder do Hábito,

Charles Duhigg

l O Método Bullet Journal,

Ryder Carroll.

Abençoada semana!

Saúde e paz!

Ler matéria completa