Bauru

Lisia Vargas

Desorganização: como resolver?

10/10/2021 - 05h00

Young Afro American woman surrounded by different colorful clothes sorts out wardrobe focused above isolated over white background blank space for your advertising content. Nothing to wear concept

Muitas vezes, a desorganização é crônica, e vem de longo tempo na vida da pessoa. O primeiro passo é entender o que causa a desorganização. No dia a dia, a desordem geralmente acontece desde a cama desarrumada, roupas usadas espalhadas, até a louça do dia anterior (ou dias) por lavar!

A desordem pode ocorrer em situações específicas da vida, como uma mudança de casa, de um emprego, e até do nascimento de um filho, essas ocasiões podem gerar uma desorganização, em um primeiro momento, mas tudo volta ao seu lugar depois da adaptação.

Já a desorganização por um longo tempo, é identificada quando os objetos ficam jogados e amontoados pelos ambientes da casa durante meses ou até anos. Essa é uma a situação característica de desorganização crônica! Por mais que a pessoa tente, sozinha, não consegue se reorganizar e sofre porque sabe que jamais conseguirá. O(a) Personal Organizer pode ajudar, desde que não existam questões emocionais envolvidas. Se for o caso, o ideal é o acompanhamento um psicólogo para identificar o que está causando essa desordem.

wDICAS

l Descarte e desapegue de tudo que não necessita mais, que não seja mais relevante para você

l Reserve um tempinho do seu dia para arrumar e colocar tudo de volta em seus devidos lugares

l Categorize

l Cada objeto, por menor ou insignificante que seja, deve ter a sua "casinha", o seu CEP, o seu lugar ideal, pré-definido

l Identifique

l Mantenha uma disciplina

l Pegou, usou, guardou de volta no lugar.

wOBSERVAÇÃO!

O desorganizado crônico pode ou não ser um acumulador. Já o acumulador, geralmente é desorganizado. A característica é que, para essa pessoa, a decisão de desapegar, é muito difícil, e definir o que vai embora e o que é necessário na sua vida, causa muito medo, e geralmente ela acha que poderá precisar daqueles objetos, no futuro.

A desorganização crônica, pode estar relacionada à ansiedade, depressão, e outras síndromes, e só o profissional capacitado pode diagnosticar, um médico ou um psicólogo.

O fato é, a desorganização espacial gera desorganização mental, stress, cansaço físico, falta de rendimento no trabalho, insatisfação entre outros…

Então, organize-se e tenha uma vida mais tranquila e feliz!

Ler matéria completa

×