Bauru

Lisia Vargas

Decoração de Natal, é hora de organizar!

02/01/2022 - 05h00

Fim de ano, festas, que época mais gostosa, decoramos nossos lares com alegria e, depois dessa experiência dos últimos dois anos, demos muito mais valor a essas festas e principalmente aos encontros familiares!

Depois de saborear as delícias das festas, é hora de nos despedir da decoração natalina e guardar os enfeites. A data que tradicionalmente recolhemos essa decoração é dia 6 de janeiro, Dia de Reis, a qual será nessa semana!

Segue algumas dicas para você organizar os enfeites de Natal de um modo prático e que mantenha todas as peças em perfeito estado para o final do ano. Vamos lá!

1 - Descarte - Antes de iniciar a organização da sua decoração, que tal praticar o desapego e descartar as peças com pequenos danos ou quebradas, ou até aquelas mais antigas que você já não quer mais?Aproveite esse clima de renovação do novo ano para reciclar, doando alguns itens e guardando apenas o que realmente vale a pena.

2 - Categorize - Chegou a hora de separar, por tipos ou "famílias", todos os itens decorativos. Aqui, a dica é organizar em caixas devidamente etiquetadas de acordo com o conteúdo:

- peças utilizadas para compor a árvore de Natal

- peças maiores de decoração

- itens gerais

- acessórios para a mesa posta. Para isso, o melhor é utilizar recipientes impermeáveis. Prefiro as caixas plásticas transparentes, pois fica mais fácil a visualização do conteúdo.

Evite armazenar as peças em suas embalagens originais, uma vez que estas podem ser super volumosas, ocupando mais espaço. Para se livrar das antigas embalagens, você pode apostar em produtos como o plástico bolha, papel reciclado, papel de seda....

No caso das bolinhas para a árvore, existem caixas próprias para elas, e se deseja uma opção barata e reciclável, para as bolas pequenas, uma ótima opção são as caixas de ovos, deixando-as bem seguras!

Já para as peças de mesa, como toalhas, guardanapos e jogos americanos, o ideal é que todos sejam armazenados limpos e, de preferência, em sacos zip lock e/ou envoltos em papel de seda. Podem ser acomodados em gavetas ou armários de pouco uso, se você tiver esse espaço... Com isso, os seus itens ficarão protegidos e em perfeito estado para quando for preciso.

3 - Identifique - Crie títulos e subtítulos, identificando o que tem dentro das caixas. Tema e conteúdo: Natal / bolas; Natal / laços, presépio, guirlanda...

Ah, e a árvore? Se você deseja ficar livre daquela caixa de papelão enorme, hoje existe uma embalagem própria para a "protagonista" da decoração, geralmente de lona plastificada, fechada com zíper e alças, é a que utilizo quando organizo para minhas clientes! Tem preço muito acessível e você encontra em vários sites de compra.

Viu como é fácil e prático? Bom trabalho!

Saúde e paz para esse novo ciclo!

Ler matéria completa

×