Bauru e grande região

Marketing 360

Kleber Santos

09/02/2020 - 14h40

Marca Pessoal: Por que é importante ter a sua

O que o torna único na sua vida profissional? Muitas pessoas têm dificuldade em encontrar uma resposta para essa pergunta. E quem conhece a resposta já tem consciência de sua marca pessoal.

O que vem à sua mente quando você diz Silvio Santos ou Bruna Marquezine? Silvio é o maior comunicador brasileiro e um empresário de sucesso. Bruna é mais do que uma bonita atriz, é uma celebridade.

Eles têm algo em comum? Sim! Ambos têm suas marcas pessoais, e as pessoas os conhecem por características únicas.

E qual é a sua marca? Talvez você ainda não saiba, mas as pessoas com as quais você convive já têm uma impressão sobre você. O que fez até este momento - a maneira como fala, trabalha, se comunica e escreve - já moldou sua imagem. A boa notícia é que, a partir de agora, você pode assumir o controle da sua marca e, se quiser, alterá-la.

Por onde começar?

Bem, você pode iniciar dando um “google” no seu nome. O que aparece? Se a resposta for “nada”, você está sem presença on-line. Então, chegou a hora de criar seu perfil nas mídias sociais e em sites relevantes, como o LinkedIn. Neles, esclareça as habilidades que o diferenciam. Isso o levará a uma infinidade de oportunidades, incluindo: convites para entrevista de emprego, estágios, oportunidades de networking e parcerias.

Já está na rede? Então, cuide da sua reputação on-line. Monitore seu nome. Embora não seja possível controlar tudo o que é dito ou escrito sobre você em público, é melhor sempre estar ciente do que as pessoas estão dizendo e, se possível, responder a elas.

Outra dica: preste atenção no Facebook e no Instagram, pois boa parte dos empregadores só contrata depois de “espiar” suas mídias sociais.

Crie um blog, mas não esqueça que, embora ele seja “sobre você”, não é “para você”. Todo conteúdo que você posta e compartilha, seja texto ou vídeo, deve refletir seus valores.

Não se esqueça de fornecer aos visitantes do blog seu telefone, e-mail e os demais meios que facilitem contato futuro.

Cuidados importantes

É necessário ter a mesma atenção com as ferramentas off-line. Entregar seu cartão de visita ou enviar uma carta permanecem tão importantes quanto qualquer conexão digital.

Pense também em suas roupas, cabelos, maquiagem e acessórios como sua “embalagem”. Independentemente de sua ocupação ou personalidade, você deve ter o próprio estilo.

Fortalecer, corrigir, posicionar e projetar sua marca pessoal exige tempo e esforço, mas vale a pena porque é algo que ninguém pode tirar de você. Agora administrar sua marca para seguir na direção que você deseja é uma questão de escolha.

Se qualquer dúvida surgir nessa caminhada, busque orientação de um profissional.

Ler matéria completa