Bauru e grande região

Marketing 360

Por que os anúncios engraçados funcionam

por Kleber Santos

08/03/2020 - 08h03

Quem não ama rir? O bom humor desperta nossas emoções positivas. Isso acontece na nossa vida em situações do dia a dia e também em relação aos anúncios publicitários.

Estudos comprovam que a publicidade humorística prende a atenção do público, aumenta a memorização, supera resistências a compras e aprimora a capacidade de persuasão das mensagens.

A publicidade que faz as pessoas rirem cria uma conexão emocional entre o consumidor e a empresa, produto ou serviço.

O humor faz os consumidores sentirem que estão sendo entretidos em vez de serem os destinatários de um discurso meramente comercial.

CHAMA A ATENÇÃO

Por isso, essa estratégia é tão usada no meio publicitário.

Com as pessoas constantemente distraídas pela segunda tela – principalmente navegando nos smartphones –, as marcas voltam-se para o humor com mais frequência a fim de chamar a atenção dos consumidores e conquistá-los.

RISCO CALCULADO

O humor pode ser um aliado das empresas menores. Ao criar anúncios engraçados e ousados, as pequenas empresas podem se destacar das grandes corporações mais conservadoras e preocupadas com a imagem. Os consumidores são impactados pelo conteúdo e pela qualidade do anúncio, não pelo tamanho da empresa que o produz.

A CHAVE É O EQUILÍBRIO

Embora o uso do humor com equilíbrio beneficie o anunciante, seu uso inadequado pode ter o impacto oposto. Acontece que a percepção não é a mesma entre pessoas e culturas diferentes. O que é hilário para um pode ser preconceituoso para o outro. Com isso em mente, é imprescindível conhecer bem o mercado-alvo antes de optar por um anúncio engraçado para sua empresa.

O humor é uma ferramenta importante que, quando usada corretamente, pode levar seu produto, serviço ou marca ao sucesso.

Quando você realmente fornece ao público algo que desencadeia uma emoção, isso causa impacto.

Se pretende usar humor em anúncios, nunca se esqueça desta valiosa dica: campanha publicitária humorística começa com uma ideia engraçada, mas deve se materializar com direção de arte inteligente e ótimos recursos visuais.

Para não colocar a imagem do seu produto ou serviço em risco com um trabalho malfeito, procure um profissional de marketing para ajudá-lo nessa tarefa, e as boas vendas vão sorrir para você.

Ler matéria completa