Bauru e grande região

Reinaldo Cafeo

Inflação do aluguel fica negativa

01/03/2020 - 06h00

O IGP-M, Índice Geral de Preços - Mercado apurado pela Fundação Getúlio Vargas variou (-) 0,04% em fevereiro, portanto, ficou negativa, indicando deflação. Em dois meses deste ano o índice acumula alta de 0,44% e em 12 meses 6,82%.

Por grupos

O IGP-M é o resultado da média ponderada de três outros índices: IPA (Índice de Preços no Atacado), IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). É média ponderada porque o IPA pesa 60% do IGP-M, o IPC 30% e o INCC 10%. Curiosamente o IPA apresentou queda de 0,19% em fevereiro, mesmo sofrendo grande impacto da variação do dólar (que está em alta). O IPC apresentou alta de 0,21%, enquanto o INCC subiu 0,35%.

Como fica o reajuste do aluguel?

O IGP-M é o indexador preferido pelos proprietários de imóveis para reajustar anualmente o valor do aluguel. Esta preferência tem dois motivos: a justificativa inicial é que o IGP-M é o primeiro índice de inflação a ser divulgado (ele é medido entre os dias 21 do mês anterior e o dia 20 do mês corrente), o segundo motivo é que normalmente, coloquei normalmente, é um índice que fica acima de outros indicadores. Quem tem aluguel com reajuste em 1 de março terá reajuste de 6,82% que é o acumulado nos últimos 12 meses.

Juros não caem na ponta

Apesar da queda nos juros básicos da economia, atualmente em 4,25% ao ano, e a limitação dos juros do cheque especial em 8% ao mês, os juros médios praticados pelas instituições financeiros brasileiras ficaram em 33,7% ao ano em janeiro deste ano, diante de 33,4% em dezembro. O spread bancário (diferença entre a taxa de captação e de empréstimo) subiu 0,4 ponto no período, atingindo 28,3%. Como os juros não são tabelados (exceto o limite do cheque especial) no Brasil a queda dos juros depende muito da demanda por dinheiro e o apetite dos bancos em emprestar.

Concentração é um dos principais motivos

De cada 10 operações realizadas com bancos, 8 delas são realizadas pelos 5 maiores bancos do País. Esta concentração bancária faz com que os produtos e serviços, bem como as taxas de juros praticadas pelo sistema bancário, sejam muito parecidas. Somente com estímulo a abertura deste mercado é que em parte as coisas mudarão. Não adianta juros básicos de primeiro mundo e juros para o tomador final de dinheiro, de terceiro mundo.

Cartão de crédito: compras no exterior

A partir de hoje, os gastos feitos com cartão de crédito no exterior serão cobrados de acordo com a cotação do dólar equivalente ao dia, e não mais conforme a taxa de câmbio dos dias que antecedem o fechamento da fatura. Esta medida foi definida o ano passado pelo Banco Central brasileiro e, como colocado, começa a vigorar hoje, dia primeiro de março. A ideia é evitar sustos na hora de pagar a fatura.

Mude já, mude para melhor!

Para você o ano começou após o Carnaval? Apesar desta máxima, se olharmos para os dois primeiros meses, tanta coisa já aconteceu, que é impossível acreditar que as coisas andarão diferente daqui para frente. O ano começou no dia primeiro de janeiro e com muita velocidade e desafios. Caso tenha tido um ritmo lento neste período, é hora de acelerar. Sempre é tempo para mudar. Mude já, mude para melhor!

Ler matéria completa