Bauru

Reinaldo Cafeo

Pequenas empresas geram 70% dos empregos

06/06/2021 - 05h00

No primeiro trimestre deste ano as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de 70% das vagas formais de emprego no Brasil. Em números absolutos foram 587.000 novos postos de trabalho. Fica evidente que as empresas de menor porte são fundamentais para a economia brasileira e pulverizam a geração de emprego, evitando rupturas mais robustas quando as crises atingem as grandes corporações. Criar condições para um salto na gestão destas empresas de pequeno porte é fundamental para sustentação de longo prazo.

PIB: otimismo

Com o resultado de 1,2% de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre deste ano, os analistas de mercado estão refazendo as contas e os mais otimistas já apontam para um crescimento econômico acima de 5% para este ano. Deixando os eventuais exageros de lado, sem dúvida, a leitura atual está muito mais otimista do que no início do ano. O segundo semestre promete.

Bitcoin teve queda de 35% em maio

Foi o pior desempenho mensal em quase 10 anos de existência: queda de 35% no valor de face da criptomoeda mais conhecida do mundo, o Bitcoin. Passou a operar abaixo de US$ 37 mil. A elevada volatidade tem assustado os investidores. O grande motivo deste fraco desempenho veio da China, que quer reprimir a mineração e o comércio de criptomoedas. Também teve a decisão da Tesla de suspender pagamentos com moeda digital (preocupações com o uso de energia).

Produção industrial recua em abril

Os dados mais recentes da produção industrial brasileira são de abril. Houve queda de 1,3% na comparação com o mês de março. É o terceiro resultado negativo consecutivo. Os dados são do IBGE. Com o resultado de abril o setor opera em 1% abaixo do patamar pré-pandemia. Das 26 atividades investigadas, 18 delas observaram queda. Produtos derivados do petróleo e biocombustíveis tiveram a maior queda: 9,5% no período.

Emprego em alta para especialistas em controle de custos

Nunca a conhecida frase "se não for no amor, será na dor" foi tão empregada como agora. A pandemia tem exigido das organizações ganhos em produtividade e controlar os custos passou ser uma necessidade. Confirmando esta constatação a PageGroup (opera no segmento de recrutamento de executivos) divulgou pesquisa apontando que a busca por especialistas em controle de custos aumentou 50% nos quatro primeiros meses de 2021 na comparação com idêntico período de 2020.

Custos, finanças e contabilidade

As empresas foram a mercado em busca de profissionais mais proativos que substituam aqueles que não apresentam bom desempenho. Os especialistas em custos, com formação em finanças e ainda em contabilidade passaram a observar aumento expressivo no mercado e estão valorizados neste momento. Caso você tenha interesse pelas áreas, a hora é agora de buscar aperfeiçoamento.

Renda variável

O mercado acionário brasileiro está com vigor. Infelizmente parte dos investidores brasileiros querem investir quando o desempenho está em alta. Perdem oportunidades de comprar ações que estão em queda, abaixo do valor justo, e erram no movimento.

Compre na baixa e venda na alta

Para fazer o movimento de compra na baixa e venda na alta é necessário acompanhar o mercado, recebendo orientação de especialistas. Neste particular os intermediários financeiros estão mais próximos dos investidores e isso facilita as coisas. Com o home broker o investidor pode indicar sua oferta de valor da ação e o sistema fecha a operação automaticamente. Experiente a renda variável, experimente o mercado de ações, mas busque conhecimento e orientação. Mesmo em alta, há espaço para mais crescimento no longo prazo.

Mude já, mude para melhor!

Determinação, foco, vontade de se superar e aperfeiçoamento constantes. Ingredientes mais que necessários para alcançar e sustentar o sucesso. Sempre é tempo para mudar. Mude já, mude para melhor!

Ler matéria completa