Bauru

Reinaldo Cafeo

Investidores otimistas com o Brasil

25/07/2021 - 05h00

Em meio as incertezas advindas da política e da questão sanitária, pesquisa do banco suíço UBS que apura o "Sentimento dos Investidores" apontou que 74% dos investidores brasileiros estão otimistas com a economia. Os dados são do segundo trimestre deste ano. No primeiro trimestre os otimistas totalizam 64%. No período os pessimistas caíram de 22% para 17% no período.

De onde vem o otimismo? Quais são as preocupações?

A pesquisa apurou que as principais fontes de otimismo mencionadas pelos investidores foram vacinação contra a Covid (68%), impacto da exportação de commodities (56%) e crescimento forte do Produto Interno Bruto (53%). As preocupações residem na inflação alta (61%), taxa de juros elevadas (56%) e racionamento de energia devido aos baixos níveis de reservatórios (47%). E você, está otimista com a economia brasileira? Eu mantenho o otimismo realista.

Saiba quando é possível sacar o FGTS

Muita gente está com o orçamento doméstico operando no vermelho. Um recurso que pertence ao trabalhador é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Em que ocasiões é possível sacar este dinheiro? É possível utilizar o dinheiro depositado no FGTS quando houver demissão sem justa causa. O resgate é integral. Além desta possibilidade, está em vigor o saque aniversário. Neste caso o trabalhador pode sacar o valor no mês de seu aniversário. Nesta opção o beneficiário abre mão de receber o valor total na rescisão quando for demitido por justa causa. Também é possível sacar quando o trabalhador se aposenta. Contas ativas e inativas podem ser sacadas em valor integral. Também em caso de doenças graves é possível sacar o FGTS para ajudar no tratamento. As doenças são: câncer, HIV, doenças terminais, entre outras aceitas pelo governo.

Preparo financeiro para longevidade

A Forbes Brasil listou 10 conselhos para quem não se preparou financeiramente para longevidade. A geração que chegou agora aos 60 anos ganhou em média 30 anos de expectativa de vida. Este bônus é uma grande conquista, mas o desafio é chegar nesta idade com qualidade de vida, mantendo o padrão de vida. Vamos a elas: 1- Liste suas receitas, fazendo suas contas. Quanto você poderá contar de entrada de dinheiro se parar de trabalhar? Inclua tudo que tem de ativos que pode virar dinheiro; 2) Analise seus gastos. Em que você gasta com a renda que possui? É hora de questionar cada dispêndio. O que pode ser eliminado sem prejudicar a sua qualidade de vida? Na sequência mais conselhos.

Novos conselhos para longevidade

3) Questione todos os custos fixos. Planos de TV, valor do seguro de vida, clubes, etc. Analise se não há oportunidades para reduzir os gastos mensais; 4) Evite apego a imóveis e estruturas caras. É hora de aliviar a carga. Até mesmo um carro com pouco uso poderá ser substituído por taxi ou transporte por aplicativo; 5) Avalie se vale a pena uma nova carreira. Uma mudança de rotina pode ser motivadora; 6) Planejar a vida pós-carreira. Evite o ócio; 7) Pense menos em deixar herança e priorize um pecúlio para se manter. Vida longa também indica filhos mais bem estruturados financeiramente, que não dependerão dos pais para se manterem; 8) Emancipe financeiramente seus filhos. Não seja protetor; 9) Considere mudar de cidade, saindo daquelas que são mais caras. Desapego; 10) Evite o risco. É hora de ser mais conservador, mais pé no chão. Espero ter ajudado você a refletir sobre a longevidade.

Comércio recupera emprego

Dados da Fecomércio-SP apontam para abertura de 21.388 postos de trabalho formais em abril, último dado disponível. Este volume refere-se ao comércio paulista.

Mude já, mude para melhor!

Sinto que quando pesamos de maneira positiva e temos firmeza de propósitos, há atração de coisas boas. Pense positivo e colha coisas positivas. Sempre é tempo para mudar. Mude já, mude para melhor!

Ler matéria completa