Bauru e grande região

04/09/2019 - 06h00

Vai e vem

A prefeitura retirou da Câmara o projeto de lei do novo organograma, e encaminhará de maneira fatiada a proposta. O secretário de Administração, Donizete do Carmo dos Santos, levou o ofício pedindo a retirada e aproveitou para entregar dois projetos de lei que também devem render bastante discussão entre os vereadores. Um é para o Refis, e o outro para as mudanças nas Taxas de Fiscalização de Estabelecimentos (TFE).

Parcelas

Além da prefeitura, o DAE também pretende apresentar uma proposta de Refis. No caso da autarquia, o parcelamento também deve ser direcionado aos consumidores como um todo, mas também aos condomínios do Minha Casa Minha Vida, que estão com dificuldade em manter os pagamentos. Nesta quarta-feira (4), o prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD) e o secretário de Finanças, Everson Demarchi, apresentarão detalhes do Refis da prefeitura.

Inconstitucional

O vereador Coronel Meira (PSB) deu parecer de inconstitucionalidade no projeto de lei da prefeitura que pretende alterar a composição do Cipar. Meira seguiu o parecer da Consultoria Jurídica, com base em uma liminar concedida após Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) vedando efeitos de uma emenda da Constituição de 2008 que dava essa atribuição aos conselhos.

Rebate

Na última sessão da Câmara, a vereadora Chiara Ranieri (DEM) afirmou que mesmo se a prefeitura conseguir o empréstimo de quase R$ 50 milhões, não tem projeto para as obras. O prefeito Gazzetta rebate, e afirma que tem projetos executivos para praticamente todas elas. Apenas a ligação das avenidas Nuno de Assis com a Daniel Pacífico e as alterações no Calçadão não possuem projetos finais, cita.

Pé do ouvido

Mas o convencimento dos parlamentares não está sendo fácil para o prefeito. Precisando do voto favorável de 12 dos 17 vereadores, Gazzetta vem conversando com cada um deles, individualmente, para ter conhecimento se realmente tem condição de apresentar e aprovar o projeto do financiamento. Na Câmara, ninguém crava que o governo já tenha os votos necessários.

Aval

O vereador Sandro Bussola (PDT) tomou café da manhã, nesta terça-feira (3), com Thyago Cezar e Fellype Borges, ambos da Juventude do PDT, e com o presidente da legenda, Gerson Pinheiro. O presidente cessante Fabiano Mariano abriu caminhou para que Bussola seja pré-candidato a prefeito, mesma posição do novo comando do partido.

 

Ler matéria completa