Bauru e grande região

05/01/2020 - 06h00

Capinação

A capinação e limpeza de terrenos públicos e privados terá licitação nesta terça-feira (7), com a contratação da empresa vencedora ficando com a Sear. A prefeitura tentou fazer esse modelo no ano passado, mas a empresa que venceu o processo não cumpriu o contrato, e limpou bem menos do que o previsto.

Período

O período que vai do final do ano até meados de abril é considerado o mais crítico para a manutenção dos terrenos, pois com o maior volume de chuvas o mato cresce rápido. Por isso a tentativa de contratação de empresa privada, para dar conta da demanda. Já é possível ver diversas áreas com mato alto, em praças e canteiros centrais de avenidas.

Na Emdurb

A limpeza de espaços públicos é dividida atualmente entre a Sear e a Emdurb. O prefeito Clodoaldo Gazzetta deve propor um estudo para que a Sear assuma a parte feita pela empresa municipal. Uma terceirização não é descartada. Já a limpeza de terrenos particulares deve ser feita pelos proprietários, mas em casos em que isso não ocorre, o município pode efetuar o serviço, cobrar posteriormente e aplicar multa.

Mais afastado

O vereador Fábio Manfrinato, líder da bancada do PP na Câmara, afirma que terá postura mais independente neste ano em relação ao governo municipal, e que o partido deve seguir a mesma tendência. Já no final de 2019, a legenda renunciou à liderança do prefeito Gazzetta na Casa de Leis, ocupada pelo vereador Markinho Souza.

Postura

De acordo com Manfrinato, que pode concorrer a prefeito ou a vice, o PP ficará mais distante da prefeitura até para ter liberdade nas eleições. Isso pode implicar nas votações que o governo espera para este ano na Câmara. Já Markinho pretende ajudar na transição até que o prefeito escolha um novo líder, neste mês.

Andando

O pré-candidato a prefeito Raul Gonçalves Paula, que está em conversas com o DEM, foi ao Núcleo Mary Dota na manhã deste sábado (4), acompanhado do presidente do Cidadania, Arnaldo Ribeiro. Eles conversaram com moradores e lojistas da região. No primeiro fim de semana de 2020, o tom eleitoral já começou a aparecer.

Candidatos

No primeiro jogo do Noroeste na Copa São Paulo, na sexta-feira (3), muitos pré-candidatos a vereador circulavam pelo estádio Alfredo de Castilho em meio aos torcedores. Essa deve ser uma tendência nos jogos do Alvirrubro, e também do futebol amador, basquete e vôlei.

Ler matéria completa