Bauru e grande região

05/02/2020 - 06h00

Pêndulo

A abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para a Cohab já é dada como praticamente definida na Câmara. Em reunião na Comissão de Justiça, na manhã de ontem, um texto final para o pedido, reunindo as duas propostas apresentadas, foi fechado, e tem 14 assinaturas - apenas Carlão do Gás (MDB), Serginho Brum (PSD) e Carlinhos do PS (PV) ainda não aderiram, mas podem assinar até segunda. O pedido deve ser aprovado na segunda-feira (10), em sessão ordinária. Já uma CEI para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa, que estava firma há dois dias, agora é incerta.

Argumentos

O prefeito Clodoaldo Gazzetta levou uma comitiva na Câmara, ontem de manhã, para falar sobre o impacto que uma CEI pode causar nas obras. A prefeitura entende que isso pode atrasar ainda mais a construção. O procurador Pedro Machado, do Ministério Público Federal (MPF), também compareceu. Alguns parlamentares continuam dispostos a começar a CEI, outros admitem recuar.

Em aberto

A proposta de CEI da ETE teve 15 assinaturas na segunda-feira (3), e todas estavam mantidas. Apenas Carlinhos do PS (PV) e Pastor Luiz Barbosa (PRB) não tinham assinado. Porém, a reunião com o prefeito colocou dúvidas em vários parlamentares. Alguns defendem que a CEI deve ser repensada. Outros defendem a apuração e o pedido.

À flor da pele

Os vereadores Coronel Meira (PSB) e Pastor Luiz Barbosa (PRB) discutiram na reunião da Comissão de Justiça, ontem, ainda por conta do pedido da CEI da Cohab na sessão de segunda-feira. Pastor Luiz falou sobre a falta de cumprimento de um acordo feito no intervalo da sessão, e Meira rebateu. Os dois levantaram a voz, e o vereador do PRB deixou a sala de reunião por alguns minutos.

Viagens na mira

O JC obteve a informação de que o Gaeco investiga viagens internacionais feitas pelo ex-presidente da Cohab Edison Bastos Gasparini Jr. e por outros agentes públicos, em mais uma fase de apurações.

Xaides no PDT

O professor, doutor e arquiteto José Xaides de Sampaio Alves é o mais novo filiado do PDT de Bauru. Ele assinou a ficha de filiação após reunião com o presidente do diretório municipal do partido, Gérson Alves Pinheiro, e a presidente do MCDR (Movimento Cultural Darcy Ribeiro) jornalista Inês Ferreira. Xaides também vai integrar o MCDR, um movimento que tem o objetivo de usar a cultura e a educação para emancipar cidadãos.

 

Ler matéria completa