Bauru e grande região

07/02/2020 - 03h39

TCU e a ETE

O prefeito Clodoaldo Gazzetta e o presidente do DAE, Eliseu Areco Neto, estiveram ontem no Tribunal de Contas da União (TCU), em São Paulo. O procurador Pedro Machado, do Ministério Público Federal (MPF), e Márcio Makoto, da Caixa, também participaram. A prefeitura vai encaminhar para o TCU a situação dos projetos que ainda faltam para a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa.

Providências

O TCU deve analisar os documentos em um mês e, depois, com base técnica, remeterá os dados ao MPF. A Arcadis e a COM Engenharia podem, em seguida, serem chamadas a assumir pontos em que ainda há falhas. Na Câmara Municipal, o pedido de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para a ETE será votado na sessão de segunda-feira (10).

Resta um

O vereador Serginho Brum (PSD) assinou ontem o pedido de CEI da Cohab. Agora, somente Carlinhos do PS (PV) não consta como signatário. Todos os demais já assinaram. A proposta vai para votação em plenário na sessão de segunda-feira. Ao JC, Brum declarou que só assinou ontem porque estava fora de Bauru entre terça e quarta-feira.

Incredulidade

A informação de que o Podemos pediu uma intervenção no Banco Central (BC) no caso da Cohab parece não ter preocupado o governo municipal. Na prefeitura, a ideia é de que dificilmente a intervenção avançará, pois a companhia não é entidade do sistema financeiro.

Representação

O munícipe Pedro Valentim entrou com representação no Ministério Público de São Paulo (MP-SP), pois entende que os presidentes da Emdurb, Elizeu Eclair, e da Cohab, Arildo Lima Jr., não poderiam ocupar os cargos uma vez que detinham controle de partidos. Ele se baseia em lei federal. O promotor Fernando Masseli Helene ainda analisa o caso.

PT se reúne

O PT terá reunião neste sábado (8), às 9h, na sede da CUT. Todos os filiados estão convidados, afirma Cláudio Lago. Ele esteve com o ex-presidente Lula, na semana passada, e já está definido que municípios do porte de Bauru terão candidatura própria a prefeito. A discussão em torno do nome começará neste encontro.

Cidadania

O Cidadania também promove reunião neste sábado (8), às 9h30, no Blue Tree Garden. O presidente Arnaldo Ribeiro cita que o encontro discutirá a atuação do partido para as eleições municipais deste ano. Recentemente, o Cidadania anunciou que deve estar junto com o MDB na disputa. Outras legendas podem integrar a composição.

Ler matéria completa