Bauru e grande região

12/02/2020 - 06h00

Sem espaço

A abertura de duas Comissões Especiais de Inquérito (CEIs) simultâneas levou a situações diferentes na Câmara Municipal. A Casa de Leis tem apenas um plenário e a reserva do espaço para reuniões acabará sendo disputada pelas duas CEIs. A comissão que analisa a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) se antecipou, reservando três datas em fevereiro, todas as quartas-feiras de março e as duas primeiras quartas-feiras de abril deste ano.

Apertado

A dificuldade fica ainda maior pelo número de audiências públicas marcadas este e o próximo mês, e mais ainda a audiência de prestação de contas do ano passado, que precisa ocorrer neste fevereiro. São pelo menos oito audiências para tratar de assuntos diversos, convocadas pelos vereadores Manoel Losila (PDT) e Chiara Ranieri (DEM), boa parte às terças-feiras, e algumas às quintas-feiras.

As Opções

Com isso, a CEI da Cohab terá como opção usar o plenário apenas às quintas e sextas-feiras. O presidente da comissão que terá de apurar as irregularidades na companhia de habitação, vereador Natalino da Silva (PV), informa que vem dialogando com o presidente da CEI da ETE, vereador Manoel Losila, para encontrar datas a ambas. A primeira reunião que aconteceria na semana que vem foi antecipada para amanhã, logo após audiência em que a Cohab apresentará suas dívidas.

Documentos

O vereador Natalino da Silva (PV) afirma que vai conversar com o Gaeco para buscar informações sobre o uso de documentos e realização de oitivas pela Câmara. O parlamentar lembra que o processo no Ministério Público de São Paulo (MP-SP) corre em segredo de Justiça, e que haverá o cuidado para não atrapalhar a investigação do Gaeco neste caso.

Ao vivo

Na CEI da ETE, ficou definido que todas as reuniões e oitivas serão transmitidas ao vivo pela TV Câmara. A discussão sobre o assunto foi antes do começo do encontro de ontem e parte dos vereadores entendia que isso atrapalharia o processo, enquanto outros defenderam pela transparência pública. Já na CEI da Cohab, a decisão sobre a transmissão ao vivo ficou para amanhã.

PV em 2020

O PV de Bauru participou da reunião regional, no sábado passado, e o presidente Natalino da Silva informa que há deliberação para ter candidato próprio a prefeito. O primeiro convidado foi Josué Moreira, ex-gerente do INSS. Também está cotado o ex-prefeito de Agudos Carlos Octaviani, informa o PV local.

 

Ler matéria completa