Bauru e grande região

15/03/2020 - 06h00

Cohab

Repercutiu muito a notícia veiculada pelo JC nas plataformas digital e impressa sobre o diálogo (tenso) entre Gasparini Jr. e o vereador Coronel Meira (PSB), que correu à companhia quando soube da presença do ex-presidente por lá, ontem à tarde. Se Gasparini confirmar no MP e em juízo o que disse a Meira, ficará faltando apenas saber se há outros envolvidos e quem são eles, e o mistério dos R$ 54 milhões de seguros não repassados à Caixa estará praticamente resolvido.

Floresta

O Ministério Público deu novo parecer favorável à concessão de liminar pelo Tribunal de Justiça de São Paulo na ação popular do advogado bauruense Eduardo Borgo que contesta o valor do precatório da floresta urbana. O laudo que aponta falhas na perícia é citado. O pedido de liminar será decidido em breve.

Instituto

A sessão ordinária da Câmara Municipal, nesta segunda (16), terá em primeira discussão o projeto de lei que cria o Instituto de Planejamento (IP). A proposta do prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB) acaba com a Seplan, desmembrando as atividades da pasta no IP e em uma nova Secretaria de Fiscalização e Licenciamento. O assunto é uma das prioridades do governo.

Maiores

A criação do IP tem como objetivo planejar ações para o desenvolvimento de Bauru, na área de uso do solo, mobilidade, urbanismo, entre outros. Apesar de estar previsto no Plano Diretor (PD), a ferramenta nunca foi implementada. A propósito, a revisão do PD e da Lei de Zoneamento, que estão em andamento, já passariam a ter o IP atuando, se for aprovada a lei.

Open bar

Já em segunda discussão, a Câmara vota o projeto de lei que proíbe as festas 'open bar' em Bauru, proposta do vereador Coronel Meira, aprovada por 12 votos a favor e três contrários na semana passada. Votaram contra Ricardo Cabelo (Cidadania), Miltinho Sardin (PTB) e Carlinhos do PS (PV).

Escolha

A pauta da sessão terá ainda duas Moções de Aplauso, propostas pelo vereador Miltinho Sardin. Na tribuna, a expectativa é por assuntos envolvendo as CEIs da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa e da Cohab. Nesta última, será preciso escolher um novo membro, após a renúncia de Edvaldo Minhano (Cidadania), na semana passada.

Suspensão

A Prefeitura de Bauru suspenderá as aulas a partir de 23 de março e proibiu aglomerações com mais de 500 pessoas, por conta do coronavírus. O trabalho interno na prefeitura está mantido. A Câmara também mantém as sessões, audiências e reuniões, mas está avaliando a situação.

 

Ler matéria completa