Bauru e grande região

22/03/2020 - 06h00

Mudou

Em meio à pandemia de covid-19, o novo coronavírus, o prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB) definiu a troca definitiva na Secretaria de Saúde. O médico Sérgio Henrique Antônio, que estava como secretário interino desde o mês passado, passa a ser o titular, em substituição a José Eduardo Fogolin. Os decretos de exoneração e nomeação foram públicados em edição extra do Diário Oficial neste sábado (21).

Normativo

Na mesma edição especial, a prefeitura publicou ato normativo a respeito do decreto de emergência. O governo municipal especificou como serviços essenciais os de alimentação, saúde, segurança, mobilidade e comunicação. Também ficou definido que não será permitido o consumo de alimentos em mercados, padarias, lojas de conveniência e feiras. Os consumidores devem comprar e levar para consumir em casa.

Bancos

Em Bauru, o prefeito Gazzetta confirma que bancos, casas lotéricas e call centers deverão fechar a partir desta segunda-feira (23). No caso dos call centers, com metade da capacidade a partir de segunda, e fechamento total a partir de quarta-feira (25). O Estado permitiu que todos esses estabelecimentos abram, mas por aqui estarão fechados. Já indústrias e hotéis terão decreto específico nesta semana.

Filiações

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve para o dia 4 de abril o prazo final de filiações para quem pretende concorrer nas eleições municipais deste ano. Por enquanto, o TSE afirma que o pleito está mantido para outubro. Alguns deputados federais já pedem o adiamento da disputa eleitoral por conta da pandemia que já afeta o País.

Encurta

A sessão ordinária da Câmara, nesta segunda-feira, deve ser mais rápida, com os vereadores abdicando do uso da tribuna e já partindo para as votações. Em seguida, devem ocorrer duas sessões extraordinárias, para aprovação de um projeto de resolução que altera o Regimento Interno e encurtará prazos em casos de guerras, pandemias ou instabilidades graves.

Votação

Na pauta, em segunda discussão, o projeto que cria o Instituto de Planejamento. Em primeira discussão, o Conselho Municipal da Juventude (CMJ). A partir da semana que vem, a Câmara já deve ter sessões virtuais, com votação à distância dos vereadores, até a situação se normalizar. A Casa de Leis já suspendeu as Comissões Especiais de Inquérito (CEIs) da ETE e da Cohab, audiências públicas, entregas de moções, visitas e sessões solenes.

Ler matéria completa