Bauru e grande região

 

21/06/2020 - 05h00

Pacto Regional

Devido à morte do prefeito de Borebi, Antonio Carlos Vaca (pág. 12), a reunião do Pacto Regional que vai discutir a situação sanitária de Bauru e 41 cidades da região foi adiada de ontem para hoje, a partir das 10h, por videoconferência. O encontro será decisivo para as cidades optarem ou não por mudanças nos atuais horários de funcionamento das atividades econômicas na região Central do Estado, hoje sob a bandeira laranja, mas com diferenças em relação ao que preconiza o Plano São Paulo, do governo do Estado.

LDO de volta

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 vai para votação em primeira discussão na sessão da Câmara amanhã. A proposta estava na pauta da semana passada, mas foi sobrestada por uma sessão a pedido do vereador Sandro Bussola (PSD), pedindo a apresentação de ajustes. A Secretaria de Finanças avisou que as mudanças acontecerão na Lei Orçamentária Anual (LOA), que será apresentada em setembro.

Dez Emendas

A LDO recebeu dez emendas, 7 de Manoel Losila (MDB) e 3 de Miltinho Sardin (PTB). A maior parte é para incluir asfalto ou recape, mas também há pedidos nas áreas de iluminação, educação e cultura. Nos últimos anos, boa parte das emendas acaba não sendo realizada.

Juventude

Ainda em primeira discussão, o projeto de lei que cria o Conselho Municipal da Juventude, proposta do prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB). O projeto recebeu emendas de Coronel Meira (PSL) e de Edvaldo Minhano (Cidadania), que pretendia fazer audiência pública para debater o assunto. No ano passado, Manoel Losila fez uma audiência sobre a criação do Conselho, antes do governo municipal apresentar o projeto.

Moções

Já em discussão única estão três Moções de Apelo. Uma delas é da vereadora Chiara Ranieri (DEM), pedindo ao prefeito a autorização para abertura das academias e centros esportivos em Bauru. Fábio Manfrinato (PP), em ofício enviado a Gazzetta, também faz o pedido. Edvaldo Minhano pede para que a Assembleia Legislativa do Estado vote um projeto que reduz a disparidade em salários na Polícia Militar (PM).

Convenções

Os partidos em Bauru ainda esperam a confirmação do adiamento das eleições para marcar as convenções, onde escolherão os candidatos a prefeito, vice e vereador. O Senado e a Câmara dos Deputados podem voltar, nesta semana, projeto que muda o pleito de 4 de outubro para 15 de novembro, com segundo turno possivelmente em 29 de novembro, sem prorrogar os atuais mandatos de prefeitos e vereadores.

Ler matéria completa