Bauru e grande região

 

12/09/2020 - 05h00

Pesquisa, cuidado!

Em sessão recente, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou recurso de um eleitor da cidade de Ilha Solteira, condenado em primeira instância a pagar multa no valor de R$ 53.205,00 por divulgação de pesquisa sem prévio registro na Justiça Eleitoral. De acordo com a decisão, o eleitor realizou, por meio de uma página no Facebook, levantamento eleitoral sobre a intenção de votos para o pleito municipal deste ano, em Ilha Solteira, e divulgou um vídeo com os resultados.

Não foi enquete

O cidadão alegou tratar-se de mera enquete, modalidade que é permitida até o dia 26 de setembro, segundo a legislação eleitoral. Entretanto, a maioria dos membros da Corte entendeu que, apesar de ter forma de enquete, o levantamento foi divulgado ao público como pesquisa. Assim, segundo o acórdão, não houve clareza na divulgação acerca da natureza informal da coleta de dados, expondo os usuários a informações de falsa confiabilidade.

Convenção

PSDB, PTB, PL e PCdoB realizam convenção hoje, às 9h, para confirmar o nome do prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB) como candidato à reeleição. A chapa terá a denominação de 'Bauru Pronta Pra Avançar!".

Pacote

Gazzetta quer mandar para a Câmara um projeto de lei com incentivos fiscais para manter empresas em Bauru e atrair novas empresas. A proposta vem sendo discutida nas secretarias de Finanças, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, mas ainda não está fechada.

Onde estão

Por causa da pandemia, e ainda sem definição se haverá retorno das aulas neste ano, a Secretaria de Educação já decidiu que não haverá remoção de professores entre unidades no final de 2020. Com isso, os professores devem seguir nas escolas em que já estão em 2021, com possibilidade de mudança só em 2022. O decreto já foi assinado.

Ciclistas

O vereador Coronel Meira (PSL) vai apresentar um projeto de lei para criar em Bauru a Semana do Ciclismo. A proposta é incentivar o uso das bicicletas como meio de transporte e a ampliação de ciclovias e ciclofaixas. O Conselho de Mobilidade Urbana será consultado a respeito.

Roque

A Esquerda Marxista de Bauru e partidos como o PSOL, PT e PSTU farão uma homenagem hoje, às 9h, ao ex-vereador Roque Ferreira, que morreu semana passada. O ato, respeitando o distanciamento social, será na esquina da resistência, no Calçadão, e arrecadará alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade em Bauru.

Ler matéria completa