Bauru e grande região

 

19/11/2020 - 05h00

Presidente

O fim da eleição para vereador abre as discussões para a formação da nova Mesa Diretora, que ocorrerá logo na posse dos parlamentares, no primeiro dia do ano. O atual presidente José Roberto Segalla (DEM) poderá concorrer ao mesmo cargo novamente pois, como será uma nova legislatura, isso é autorizado.

Espera

A tendência é que o assunto ganhe força mesmo após ao segundo turno das eleições municipais. O prefeito eleito pode, de alguma forma, tentar influenciar. Raul Gonçalves Paula (DEM) tem oito vereadores eleitos na sua coligação e entraria já perto de formar maioria para aprovar seus projetos. Já Suéllen Rosim (Patriota) tem apenas um vereador eleito, Marcelo Afonso.

Imprevisível

A eleição para a Mesa é sempre pouco previsível. Alguns vereadores foram reeleitos com votações expressivas, casos de Segalla, Chiara Ranieri (DEM), Telma Gobbi (PP), Manoel Losila (MDB) e Coronel Meira (PSL), sendo este o mais votado. Mas o que pesará, de fato, é a articulação perto da eleição interna. Meira será o presidente da sessão solene de posse, atribuição dada ao parlamentar mais votado. Há também conversas entre os vereadores novatos.

Em casa

Nesta edição, o JC mostra o que pensam os oito novos vereadores de Bauru. Alguns já conhecem bem a Câmara, como Júnior Rodrigues (PSD), que foi assessor de Sandro Bussola (PSD), e Ubiratan Sanches, o Pastor Bira (Podemos), que é vigia da Casa de Leis. Estela Almagro (PT) e Eduardo Borgo (PSL) já ocuparam cargos públicos - ela foi vice-prefeita e ele secretário municipal.

Sabatinas

O JC e a 96 FM fazem nova rodada de entrevistas com os candidatos a prefeito, com os dois postulantes que seguiram para o segundo turno. As sabatinas serão ao vivo no programa 'VivaCidade', da 96 FM, hoje com Suéllen Rosim, e na segunda-feira com Raul. As entrevistas começam às 7h15, com transmissão ao vivo pelo rádio e internet, e depois ficarão disponíveis em vídeo e podcast, colaborando para que o eleitor conheça mais as propostas dos candidatos.

Debate

Também estão previstos debates entre Suéllen e Raul neste segundo turno. O primeiro acontece hoje, às 22h30, na TV Band Paulista. O encontro será em São José do Rio Preto, ao vivo pela TV e internet. A duração será de 1h45, com perguntas entre os candidatos no primeiro bloco, perguntas feitas pela população no segundo bloco. O terceiro bloco é para considerações finais.

 

Ler matéria completa