Bauru e grande região

07/01/2021 - 05h00

Imunização

O governo estadual apresentou a prefeitos, em encontro virtual nesta quarta (6), o Plano de Imunização. Suéllen Rosim (Patriotas) participou e, em nota, disse que aguarda um detalhamento do Estado que envolve a logística e distribuição para divulgar como se dará a vacinação contra a Covid-19 em Bauru. Ela, contudo, já antecipou que a cidade possui estrutura física para acondicionar os imunizantes e para a sua devida distribuição.

Fim da Fila

Na reunião virtual, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, comentou que gestores que descumpriram o Plano São Paulo podem ser penalizados, ficando no "final da fila" nos programas do governo. O secretário, contudo, não explicou se isso significaria ficar por último durante a campanha de imunização. No período de festas de fim de ano, Bauru descumpriu a fase vermelha determinada pelo Estado. A Prefeitura de Bauru foi questionada, mas não comentou o assunto.

Esclarecimento

Após tomar ciência de comentários sobre a possível existência de parentesco entre o vice-prefeito, Orlando Costa Dias, e o recém-nomeado diretor de apoio operacional Luiz Carlos da Costa Dias, a presidência do DAE disse ter averiguado e confirmado que não há grau de parentesco entre ambos, apesar da similaridade do sobrenome. Luiz é servidor de carreira há 10 anos e já ocupou o cargo citado. O questionamento ocorre dias após a prefeitura revogar uma nomeação feita e que incorreria ao nepotismo.

Sob controle

O vice-prefeito Orlando Dias foi questionado em reunião virtual da Câmara Municipal, nesta quarta (6), após dizer que a pandemia da Covid-19 está sob controle em Bauru. Na avaliação dos vereadores Estela Almagro (PT) e Eduardo Borgo (PSL), a colocação não reflete a crescente na ocupação de leitos de UTI e do número de casos, assunto que, inclusive, é manchete do JC na edição de hoje (7). Como resposta aos vereadores, Ezequiel Santos, da Vigilância Epidemiológica, argumentou que a taxa de letalidade (1,4%) é a terceira menor do Estado de São Paulo e citou o declínio de casos ativos em 16%.

Wall Street

A prefeita de Bauru virou notícia internacional, nos últimos dias, junto ao The Wall Street Journal. A matéria que traz Suéllen como principal personagem fala sobre os negros na política e eleitos no Brasil nas últimas eleições. Nas redes, a prefeita comemorou e agradeceu. "Uma honra ser notícia em um dos maiores jornais americanos. Falei sobre os desafios de ser uma jovem mulher, negra e cristã na política".

Ler matéria completa