Bauru e grande região

07/05/2021 - 05h00

Queixa

Alguns servidores do DAE criticaram, internamente, uma postagem feita pela prefeita Suéllen Rosim (Patriota), no começo da semana, quando ela usou as redes sociais para mostrar um caminhão que afundou no asfalto, na alameda Alexandria. Na oportunidade, a prefeita informou que não tinha medo de expor dificuldades da sua gestão, que a causa do problema era sempre a mesma, como, por exemplo, galerias de esgoto sem manutenção, e que a autarquia corrigiria o problema.

Confusão

Para os funcionários que não gostaram da postagem, a iniciativa da chefe do Executivo joga a população contra o DAE, sendo que o problema foi decorrente do rompimento de uma galeria pluvial, cuja responsabilidade é da Secretaria de Obras. Por conta da ruptura, a terra foi levada, deixando o asfalto oco. Quando passou, o caminhão afundou. Nas imediações, no entanto, houve um vazamento recente de esgoto, que foi resolvido.

Concluído

O vereador Pastor Bira (Podemos) entregou na quarta-feira (5) o relatório final da apuração que fez sobre denúncias feitas na Câmara contra o vereador Pastor Edson Miguel (Republicanos). A ação foi instaurada na Comissão de Ética do Legislativo e a apuração era sobre o uso de documentos falsos.

Inquérito

Segundo Bira, a apuração foi pautada, principalmente, em documentos oficiais, uma vez que um inquérito civil policial também foi instaurado para apurar a denúncia. Para o relator, não houve dificuldade para levantar as informações necessárias para chegar a uma conclusão.

Em mãos

A entrega do documento foi feita na Diretoria de Apoio Legislativo (DAL), que encaminharia para a presidente da Comissão, Estela Almagro (PT). Cabe à presidente marcar a votação do parecer entre os demais integrantes da comissão. Ontem, Estela esteve em São Paulo, e por isso ainda não havia recebido o relatório.

CEI da Água

A CEI da Água promove hoje, a partir das 9h, no Plenário da Câmara Municipal, a segunda reunião para analisar a execução do Plano Diretor de Água (PDA). O presidente do DAE, Marcos Saraiva, deve apresentar o cronograma atual do PDA, contendo obras realizadas, em andamento e a previsão para realizar as que ainda não foram feitas.

Pedido

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) encaminhou nesta quinta-feira (6) ofício à prefeita Suéllen Rosim para que envie relatório contendo listagem das obras cumpridas referentes ao Plano Diretor de Água, que foi entregue à prefeitura em 2014, mas até hoje teve muito pouco de suas diretrizes implementadas.

Ler matéria completa