Bauru

06/06/2021 - 05h00

Aglomeração

A manchete do JC da última quinta-feira ainda deverá render muitas análises, aprovações e discordâncias em Bauru. Em breve, a cidade será sede do que o governo estadual convencionou chamar de Aglomeração Urbana (AU) Bauru, como parte da regionalização do Estado de São Paulo. A mudança vem sendo implementada pelo governo Doria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

Constituição

Região Metropolitana (RM), Aglomeração Urbana (AU) e Microrregião são nomes dados às unidades regionais de gestão, cuja criação está prevista nas constituições Federal (1988) e Estadual (1989). O governo do Estado incrementou essas ações para dividir o Estado em 36 novas regiões.

19 cidades

A AU Bauru terá 19 municípios - Agudos, Arealva, Avaí, Balbinos, Bauru, Borebi, Cabrália Paulista, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Lucianópolis, Macatuba, Paulistânia, Pederneiras, Pirajuí, Piratininga, Presidente Alves, Reginópolis e Ubirajara. Sabe-se que a área informal de influência regional de Bauru é maior do que isso. Porém, essa divisão é para efeito de políticas de desenvolvimento. Será preciso debater mais e uma audiência pública do governo do Estado será realizada em Bauru, ainda sem data marcada.

Cidade Inteligente

A Comissão de Ciência e Tecnologia do Legislativo bauruense promoveu na última terça-feira (1), nova reunião ordinária e técnica virtual em continuidade ao projeto de Cidade Inteligente (Smart Cities). Para Thiago Amor, representante da Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (Asserti) e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, ainda falta para o Executivo um órgão integrador para direcionar as ações de tecnologia das secretarias municipais.

Plano Diretor

Representando a Comissão de Direito Eletrônico e Digital da OAB Bauru, o advogado Maurício Ruiz sugeriu a criação de um Plano Diretor de Inovação Tecnológica para que as ações a curto, médio e longo prazo sejam coordenadas a fim de desenvolver a cidade inteligente. Com as ações dependentes do Executivo, o vereador Losila prontificou-se em agendar uma reunião entre a prefeita Suéllen Rosim e especialistas em tecnologia para um planejamento conjunto.

Motociata

A Fundação Astronauta Marcos Pontes - Astropontes realizará hoje a Motociata Solidária. O intuito é a arrecadação de alimentos para entidades assistenciais e assim ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social. A saída será da conhecida "Praça do Avião" em Bauru, com destino ao Aeroclube, onde na mesma oportunidade será inaugurada a réplica da Cápsula Soyuz TMA-8, nave espacial que trouxe Pontes até a Terra. 

 

Ler matéria completa