Bauru

16/07/2021 - 05h00

TROCAS

A manifestação do desejo do secretário de Saúde, Orlando Dias, de deixar a presidência do Conselho Curador da Fundação Regional de Saúde (Fersb) acontece logo após o anúncio da saída de Cláudia Sgavioli da direção executiva da entidade. Embora a saída de Cláudia tenha sido anunciada por motivo de aposentadoria, a pressão exercida pelo governo por uma solução para a falta de médicos nas UPAs, ainda no início da crise, pode explicar muita coisa.

DESCONTENTE

À CEI da Covid, em junho, o secretário expressou seu descontentamento quando à falta de médicos nos plantões, embora outra polêmica - o pagamento de plantões não realizados, justamente pelos médicos faltantes, e a devolução do dinheiro apenas no final do contrato de gestão das unidades à prefeitura pela Fundação - tenha tomado quase todo o tempo de depoimento do secretário.

PRESSÃO

O certo é que a Prefeitura de Bauru, na imagem de seu vice-prefeito e secretário de Saúde, e Fersb vem se estranhando há algum tempo. Tanto que, ao Jornal da Cidade, Orlando Costa Dias confirmou a pressão que exercia para que as correções fossem feitas, embora não admita que foi essa pressão que levou à troca de direção da Fundação.

VALORIZAÇÃO

No mesmo dia (segunda,12) em que era definido pelo Sinserm a prefeitura o aumento do percentual do pagamento de insalubridade para servidores municipais da Saúde, o vereador Markinho Souza (PSDB) defendia na Tribuna da Câmara que os profissionais do setor fossem valorizados, sejam eles atendentes, auxiliares de enfermagem, enfermeiros, ou seja, todos que estão na linha de frente no combate a Pandemia.

CONSELHO

A Secretaria de Cultura realiza hoje a cerimônia de posse do Conselho Municipal da Comunidade Negra, gestão 21/23. O evento ocorre às 19h em plataforma virtual. O link para participação será disponibilizado no grupo de Whats do Conselho.

NOMEAÇÃO

Durante a solenidade, será feita a leitura do Decreto de Nomeação dos membros do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Bauru, além do pronunciamento das autoridades que oficializa o início da gestão do triênio. A reunião também contará com uma apresentação audiovisual sobre Conselhos Municipais. O evento terá a presença dos 16 membros titulares e dos 16 suplentes eleitos.

EM CAIXA

Já está na conta do Fundo Municipal de Saúde o valor destinado por emenda parlamentar do deputado estadual Dirceu Dalben para compra de uma van a ser utilizada para o transporte de pacientes do SUS. A informação é do vereador Mané Losila (MDB). São R$ 150 mil do Orçamento Paulista, solicitados ao parlamentar pelo vereador. O ex-vereador Sandro Bussola, que assessora Dalben, participou da tratativa.

Ler matéria completa