Bauru

18/07/2021 - 05h00

Polêmica?

O único projeto que pode gerar discussões mais amplas na sessão de amanhã da Câmara Municipal é o que autoriza a prefeitura a repassar recursos públicos para a Fundação Regional de Saúde. A Fundação vive os momentos mais turbulentos desde a sua criação, em 2013, motivo até de uma reunião pública na Câmara, semana passada.

Poucos médicos

O projeto de lei do Poder Executivo pede autorização para repasse de recursos para a gestão da UPA Geisel. Até aí, tudo bem, o problema é que a Fundação, que também cuida do pessoal das outras 3 UPAs, está no centro de uma discussão sobre falta de médicos, encontro de contas e até mesmo a saída de Cláudia Sgavioli da gestão.

Insatisfação

Além disso, o secretário de Saúde, Orlando Costa Dias, que preside a Fundação, falou ao JC na sexta-feira passada sobre seu incômodo com a fundação e com a presidência que ocupa, porque o cargo é quase decorativo. Assunto que ainda vai render nos próximos dias, podendo culminar até mesmo com a busca de outras alternativas para gestão das UPAs.

Faixa de Gaza

Entre médicos que trabalham nas unidades de saúde de Bauru, notadamente as UPAs, o temor pela pressão sofrida diariamente é tão grande que eles apelidaram essas unidades de "Faixa de Gaza". A fama já correu a região e muitos dessas profissionais migram para atendimento nas cidades vizinhas.

Para todos 1

Como dissemos ontem, está na pauta da sessão de amanhã da Câmara de Bauru uma Moção de Apelo do vereador Pastor Edson Miguel (Republicanos), que pede ao Ministério da Saúde para incluir, com urgência, a faixa etária de 12 a 17 anos ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, bem como promova a vacinação imediata das crianças com deficiência e comorbidades.

Para todos 2

A iniciativa é uma espécie de movimento regional iniciado pelo presidente do Republicanos em Bauru, Edu Avalone, que também é coordenador do partido na região. Em Jaú, o vereador do Republicanos Antonio Andretto Junior propõe a mesma Moção e em Botucatu, segundo Avalone, o vereador Silvio obteve aprovação de sua propositura no mesmo sentido. Em Pirajuí, o partido também propôs a sugestão aumento da faixa etária na vacinação.

Visitas virtuais

O PL 2136/20, que permite visitas virtuais a pacientes internados com Covid teve a tramitação em regime urgência aprovada. A proposta, que tem o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania) como um dos autores, possibilita o contato por vídeochamadas entre os pacientes e familiares, desde que autorizada pelos profissionais responsáveis pelo tratamento.

Ler matéria completa