Bauru

18/11/2021 - 05h00

Bem-estar 

Durante a votação que definiu o Orçamento de Bauru para 2022, ao relembrar das reivindicações feitas pelas organizações sociais que mantêm convênios com as secretarias de Educação e Bem-Estar Social (Sebes) para diversos serviços, a vereadora Chiara Ranieri (DEM) afirmou que houve avanços em relação à Sebes, que garantiu, no último dia 10, reajustes entre 3,5% e 6,5% de acordo com cada atendimento. Caso fosse mantido o reajuste oferecido inicialmente, de 3,5% para todos, as organizações anunciaram que não mais atenderiam.

Alerta ligado

Se deu boa notícia, Chiara trouxe outra que acendeu o alerta do presidente da Mesa, Markinho Souza (PSDB): a licitação do cartão-alimentação, criado com recursos do duodécimo da Câmara, que estaria sendo feita pelo Gabinete para que o Fundo Social de Solidariedade (FSS) faça entrega. O FSS é presidido pela mãe da prefeita Suéllen Rosim (Patriota) e, para Markinho, a pasta adequada para a licitação e entrega é a Sebes. A vereadora Estela Almagro (PT) disse que vai acompanhar o caso

Sobre banheiro

Uma saída criativa foi dada pelo presidente do Legislativo bauruense à polêmica dos banheiros multigêneros de uma das unidades de uma rede de fast food da cidade. A Vigilância Sanitária multou a rede por suposto descumprimento de exigências do Código Sanitário. Na sessão o presidente discordou da autuação.

'...de gente"

Markinho Souza fez um vídeo de sua sala na presidência da Casa, mostrando que tem apenas um banheiro para atender a todas as visitas que recebe. No vídeo, afirma não querer problemas com a Vigilância e por isso coloca uma placa na porta do banheiro onde está escrito "Banheiro de Gente".

Ideologias

Na sessão da Câmara, em função dos argumentos que geraram a polêmica - que a mudança ocorreu porque a rede de fast food americana seria comunista - publicados por uma moradora nas redes sociais, Markinho pediu empenho da rede municipal de ensino de Bauru para que ensinem às crianças as diferenças entre capitalismo e comunismo. "Não podemos ser vexame nacional!", lamentou.

Homenagem

O jornalista e ex-diretor do Escritório Regional de Desenvolvimento José Eduardo Amantini será homenageado pela Câmara de Bauru pelos serviços prestados durante o período em que esteve à frente do órgão estadual sediado em Bauru. Ele receberá uma Moção de Aplauso, apresentada pelo vereador Sérgio Brum (PDT), aprovada por unanimidade na sessão de terça-feira (16). 

Ler matéria completa

×