Bauru

01/12/2021 - 05h00

Quem assume?

Se o vereador Carlinhos do PS (PTB) perder seu mandato em razão de sua prisão por acusação de 'rachadinha', o ex-vereador Miltinho Sardin (PTB) assume a vaga no Legislativo bauruense, confirmando que um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar. Isso porque não é a primeira vez que Sardin assume depois de receber a cadeira de um vereador cassado.

O histórico

Na legislatura de 2013/2016, o ex-vereador foi catapultado ao cargo após Fabiano Mariano ter mandato cassado pelo TRE por publicação e distribuição de material com propaganda eleitoral. Foi eleito diretamente na última legislatura. Agora, Sardin vê nova possibilidade se abrir.

Prática antiga

O presidente da Emdurb, Luiz Carlos Valle, acredita que o loteamento de cargos do Executivo a parlamentares é uma prática antiga na política local. "Não tenho dúvida nenhuma disso. Com certeza, até com outros vereadores, era uma prática institucionalizada. Não só na Emdurb". Para ele, as prisões de segunda-feira vão gerar desdobramentos e novos nomes devem surgir durante as investigações.

Carnaval

O secretário de Saúde Orlando Costa Dias revelou, segunda-feira (30), no Cidade 360º, ser contra a realização do Carnaval em 2022, até mesmo de forma distribuída nos bairros, como está sendo cogitado. Ele comentou, contudo, que a decisão caberá à prefeita Suéllen Rosim. Reforçou, contudo que, se dependesse de sua vontade, as festividades já teriam sido suspensas.

Por 90 dias

Diante do risco iminente de disseminação de uma nova variante de preocupação do coronavírus, a ômicron, Orlando Costa Dias recomendou ao menos o adiamento do Carnaval por 90 dias. Para ele, a transferência de data seria uma forma de não frustrar as expectativas das escolas de samba, que aguardaram o ano todo pela concretização da festa.

Velho ou novo

Pela publicação do último domingo (28), no Diário Oficial do município, está em gestação a criação a Comissão de Trabalho que deve analisar a viabilidade de construção de um Centro Administrativo em Bauru para abrigar Executivo e Legislativo. A união de vários setores em um mesmo local é algo que já vem sendo planejado há tempo.

Ano que vem

Isso porque há alguns meses a notícia era de que as secretarias municipais que funcionam no prédio situado na quadra 14 da Nuno de Assis, deveriam passar a funcionar no imóvel que sediava a CPFL, na rua Wenceslau Braz, na Vila Falcão. Na época, a prefeitura informou que as negociações estavam adiantadas com a CPFL, mas a mudança seria apenas no início de 2022. Leia na pág. 6

Ler matéria completa

×