Bauru

06/01/2022 - 05h00

FOGO NO PARQUINHO

Em Agudos, ontem, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, dá o pontapé inicial em 2022 à corrida eleitoral em Bauru com a sugestão da pré-candidatura do vereador Mané Losila. Vai atiçar os demais pré-candidatos. Leia na página 3.

CEI NA PAUTA

Como antecipado pela coluna ontem, o vereador Eduardo Borgo (PSL) protocolou pedido de instauração de Comissão Especial de Inquérito (CEI) com a finalidade de apurar as desapropriações e compras de imóveis ocorridas em 2021 e pagas com recursos da Secretaria da Educação. A instauração ou não da investigação, entretanto, ainda tem que ser aprovada em plenário, o que só ocorre em fevereiro, com a volta das atividades parlamentares.

OITO ASSINATURAS

Borgo reuniu o apoio necessário para garantir o pedido de instauração. Eram necessárias seis assinaturas e ele teve oito. Agora, precisa de maioria simples em plenário (9 votos) para para aprovar a instauração. Assinaram o pedido até o final da manhã de ontem (5), além Borgo, os vereadores Coronel Meira (PSL), Guilherme Berriel (MDB), José Roberto Segalla (DEM), Julio Cesar (PP), Junior Lokadora (PP), Mané Losila (MDB) e Estela Almagro (PT).

SER OU NÃO SER

No pedido, o vereador questiona se estariam ou não tipificadas nas desapropriações as justificativas que definem a utilidade pública. Foram quase R$ 35 milhões em aquisições, após os imóveis serem declarados pela prefeitura como de utilidade pública. "Não havendo tipificação no Decreto-Lei n.º 3.365/41, seria o caso de autorização legislativa para compra e não desapropriação, necessitando da instalação desta CEI, em atenção ao interesse público e à obrigatoriedade da Câmara Municipal em fiscalizar os atos da Administração", alega o autor do pedido.

PRECARIEDADE

Segundo o vereador Eduardo Borgo, a UBS da Vila Independência ficou sem testes e vacinas contra Covid-19 nesta quarta-feira (5). Uma servidora proativa teria buscado os testes com carro particular, já que dois motoristas estariam afastados. "As vacinas precisam ser transportadas por veículo da prefeitura por conta de acondicionamento adequado, o que pode causar atrasos", afirmou.

VAN E FILIAÇÕES

Arnaldo Ribeiro, assessor do deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania), adianta que amanhã Bauru receberá uma van para transporte de pacientes por meio de indicação do parlamentar. Além disso, o partido também está comemorando as filiações do ex-consultor de Negócios da CPFL Francisco Ramos Oliveira e da lojista Danyela Camargo, filha do ex-presidente da CDL de Bauru Alceu Camargo.

 

Ler matéria completa

×