Bauru

13/01/2022 - 05h00

Estranho

Mesmo antes de qualquer manifestação dos servidores, que ainda definirão sua pauta de reivindicações, inclusive o percentual de reajuste dos salários, apenas no próximo dia 27, a prefeitura fez um movimento ontem que causou estranheza, principalmente na Câmara Municipal. Convidar vereadores para participar da negociação bilateral entre prefeitura e Sinserm é inédito na política local.

Pedida de 20%

O certo é que o Sinserm já se posicionou, como mostra matéria publicada na página 3 desta edição, que um percentual de reajuste menor que 20% dificilmente será aceito, isso apenas para repor o que foi corroído pela inflação dos últimos três anos, além do aumento da alíquota da contribuição previdenciária, que tirou outros 3% do salário dos funcionários públicos municipais de Bauru.

Caminhos

A discussão sobre a reposição salarial dos servidores municipais costuma ser longa, mas neste ano, caso a prefeita Suéllen Rosim resolva 'seguir inovando', pode se alongar ainda mais se decidir antecipar a correção dos salários para antes da assembleia da categoria. Como diz o ditado, de boas intenções o inferno está cheio. O objetivo da prefeita será conhecido hoje, quando se saberá se ela segue o rito ou impõe sua maneira de resolver as coisas, o que já gerou muitas críticas. E olhe que este é apenas o seu primeiro ano de negociação com o funcionalismo.

Ouvidoria

Em publicação recente do Diário Oficial, a Prefeitura de Bauru traz um balanço dos atendimentos feitos pela Ouvidoria no quarto trimestre de 2021. Se bem analisados, os dados podem contribuir para a administração balizar as ações que visem não só atender às necessidades e anseios da população, mas melhorar a qualidade dos serviços. E, ao mesmo tempo, identificar como o munícipe avalia o governo.

Reclamações

Do total de 884 processos registrados na ouvidoria, foram 9 elogios, 22 sugestões e 728 reclamações. Números muito desproporcionais, se considerada a estreita relação entre eles. Quem sugere algo geralmente tem perspectiva de realização do que propõe, já quem reclama, mesmo em situações diversas, perdeu essa esperança. Talvez por isso os elogios sejam o menor número na lista de atendimento.

Na região

O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania), presença constante na região central do Estado, esteve nesta quarta-feira em Lins, Avaí, Reginópolis e Arealva, visitando prefeitos , vereadores, lideranças dos municípios e do setor do agronegócio. Na última terça, uma das ambulâncias entregues à Prefeitura de Bauru foi graças a um pedido seu ao governo do Estado.

 

Ler matéria completa

×