Bauru

31/07/2022 - 05h00

Markinho

O presidente da Câmara Municipal de Bauru, Markinho Souza, teve seu nome aprovado ontem na convenção estadual do PSDB como candidato a deputado estadual. A reunião homologou a candidatura de Rodrigo Garcia ao governo do Estado. Antes de se decidir pela candidatura, Markinho informa que conversou com o atual governador, que lhe pediu para que aceitasse a tarefa eleitoral.

Sandro

Já o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Bauru Sandro Bussola também teve seu nome oficializado ontem como candidato, só que a deputado federal, na mesma convenção do PSDB, realizada em São Paulo. Ele e Markinho não farão dobradinha. A de Markinho será com Carlos Sampaio e a de Sandro com Dirceu Dalben.

Orlando e Lúcia

O vice-prefeito Orlando Costa Dias e a ex-presidente do Fundo Social de Solidariedade Lúcia Rosim também tiveram seus nomes oficializados ontem, na convenção estadual do PSC. Orlando tentará a Câmara Federal e a mãe da prefeita quer se tornar deputada estadual. Farão dobrada.

Bilancieri

Outro candidato por Bauru a deputado estadual já aprovado em convenção é Marcos Bilancieri, pelo Republicanos, que no encontro de ontem, em São Paulo, com a presença de Jair Bolsonaro, oficializou Tarcísio de Freitas candidato a governador do Estado. Na mesma convenção, Abner Isidoro também foi homologado candidato a deputado estadual.

Campanha

Dia 5 de agosto é o prazo final para as convenções. A campanha começa oficialmente no dia 16 de agosto. É quando estará autorizada a propaganda eleitoral - nas ruas e na internet. Serão 45 dias até o 1º turno. O horário gratuito e obrigatório no rádio e TV começa em 26 de agosto.

Eleitorado

Mais de 156 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas em outubro, em todo o País. Em Bauru, estão aptos a votar neste ano 279.646 eleitores. Em 2018, na última eleição geral, éramos 268.824 eleitores, um aumento de 4%.

Voto 'voador'

Na eleição de 2018, cerca de 40% dos votos de Bauru foram dados a candidatos com domicílio eleitoral em outras cidades do Estado. Em 2018, tivemos 25 candidatos a deputado. Neste ano, 23 nomes já foram oficializados, mas há pelo menos mais 8 esperando as convenções.

Quando?

Sempre é bom lembrar que no dia 2 de outubro será realizado o primeiro turno das eleições de 2022. Caso seja necessário, o segundo turno ocorrerá em 30 de outubro.

Ler matéria completa

×