Bauru e grande região

Tribuna do Leitor

Ensino de direitos humanos

por Diomara Dias

14/08/2019 - 06h00

Com a Lei de Diretrizes e Bases de Educação (Lei Federal 9394/96) houve a democratização de acesso dos alunos à escola pública, entretanto, não houve um processo de adequação do trabalho desenvolvido nesta instituição para atender a todas em suas especifidades de aprendizagem, bem como em sua diversidade.

Há que se considerar também que a escola apresente um currículo que muitos vezes não atende às necessidades dos alunos na perspectiva dos Direitos Humanos. Um debate necessário e urgente a ser realizado no interior das escolas.

Pois torna-se evidente, portanto, que a violência escolar tem causas e consequências graves, sendo necessário que medidas urgentes sejam pensadas a fim de minimizar ou até resolver esse problema.

Não existe formula mágica, esta é mais uma entre inúmeras tentativas de transformar um cenário preocupante, dada a importância deste assunto que traz inúmeros questionamentos entre os educadores.

Dessa maneira, para a retração desse cenário, pode-se pensar em uma redefinição de novas regras de ensino aprendizagem, o ensino de direitos humanos na escola, a ser utilizado para que os estudantes se sintam à vontade com o diálogo, com a construção de relações de empatia para com seus colegas e com o ambiente em que passam a maior parte do seu tempo.

Só assim, revendo regras e debatendo ideias, será possível fazer do ambiente escolar um verdadeiro aprendizado para a vida em sociedade e não um propagador de atitudes violentas.

Deixo aqui uma reflexão a todos os educadores e também a todas as famílias que, assim com eu, estão preocupadas com o futuro de nossas crianças e jovens.

 

Ler matéria completa