Bauru e grande região

Tribuna do Leitor

Dengue e educação

por Julio Cesar Marques

07/11/2019 - 06h00

Os números da dengue e outras doenças causadas por mosquitos já são alarmantes mesmo antes do período de chuvas. Algo que considero um absurdo é a falta de prevenção mais efetiva. Ninguém questiona ou demonstra preocupação com a sujeira nas ruas!

Em nossa região, caminhamos entre o lixo! Sacolas plásticas, latas, garrafas, embalagens de salgadinhos e outros potenciais criadouros de mosquitos são uma constante nas ruas e só se acumulam! Enquanto a figura do gari e a educação da população praticamente se estinguem, os focos de mosquitos se multiplicam a olhos vistos!

Um pacotinho de salgado juntando água pode levar à contaminação de pessoas e animais num raio de mais de um quilômetro! A sacolinha de supermercado, mesmo sendo biodegradável, vai servir de berço a várias ninhadas de mosquitos antes de se desfazer! Será que ninguém enxerga que nossas cidades estão imundas?

Essa sujeira, que seria tão simples de limpar e evitar, pode matar! Os estabelecimentos comerciais, principalmente alimentares, deveriam promover a limpeza de seu entorno, como ocorre em algumas poucas cidades onde existe lei regulamentando isso e a população tem que parar de jogar lixo nas ruas, que também provoca enchentes.

O poder público deve fazer a sua parte mantendo o mínimo de limpeza e promovendo campanhas educativas para conscientizar a população de que a falta de educação é suicida!

Não adianta denunciar o quintal do vizinho e jogar lixo nas ruas! A responsabilidade deve ser de todos!

 

Ler matéria completa