Bauru e grande região

Tribuna do Leitor

O que faz um vereador?

por Fabrício Rodrigues

14/01/2020 - 06h00

Muitos vão dizer: criam leis, fiscaliza o executivo! Perfeito, é exatamente isso, porém, muitos pagam cervejas, promovem churrascos, pagam contas de água, energia elétrica, "dão" cestas básicas, entre milhares de outras coisas. Vereadores alegam que fica limitada a criação de projetos de leis, pois um vereador não pode propor uma lei que onere o orçamento municipal, e vivem de fazer indicações e moções de aplauso ou dar título de cidadão.

Na prática, fazer indicação é propor para o Executivo municipal fazer algo que já é obrigação dele, "colocar lombada na rua X, tapar buraco na rua Y", e por aí vai, sem falar nas viagens com dinheiro público. "Ah, estou indo para Brasília buscar recurso", e o recurso nunca chega... "Estou indo para São Paulo buscar uma emenda", e a emenda parece estar vindo montada em uma tartaruga.

Buscar recurso, seja através de emendas ou projetos é importante, sim, porém, não é principal função do vereador, ele deve criar leis que facilitem a vida do cidadão, fiscalizar o Executivo, solicitando informações sempre que necessário, denunciando ao Ministério Público sempre que houver suspeita de irregularidade.

Outra missão importante é aprovar o Orçamento Municipal, mas tem vereadores que acham que PPA, LOA e LDO são de "algo de comer", e como votar se ele não conhece? Como colocar uma emenda se ele não sabe de onde vem aquele recurso? Ahh! A maioria das câmaras tem corpo técnico.

Ok! Vamos deixar o corpo técnico legislar, não precisamos de vereadores!

Nosso país só vai melhorar quando a população aprender a votar, desde o vereador até o presidente. É fácil culpar o político corrupto (que não deixa de ser culpado), quando na verdade aceita o "churras" na faixa, a "breja" no bar, "cestinha" na porta de casa. Pense bem: na hora que faltar um remédio para seu filho doente, será que o dinheiro daquele churrasco não era para comprar remédio? De onde veio o dinheiro das cervejas?.

Claro que, assim como na sociedade, existem bons políticos no Brasil, basta encontrá-lo ou convencer aquele seu amigo a ser candidato, pois se as pessoas de bem cruzarem o braço e dizerem que o Brasil não tem solução, realmente não terá!

 

Ler matéria completa